• sexta-feira, 19 de outubro de 2018
  • 13:15 Icone do tempo--ºC / --ºC

Comportamento

23/1/2018 às 11h45

Coma estes 3 alimentos quando estiver estressada

 (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Quando o clima no trabalho anda tenso ou a relação com o boy não está das melhores, seu corpo produz mais cortisol – hormônio que aumenta o apetite por comidas açucaradas e gordurosas, e até pode disparar a compulsão. Vá atrás de alimentos que ajudam a relaxar. Como:

 

1. Melancia

pedaços-melancia© Thinkstock/Getty Images pedaços-melancia

carboidrato presente na fruta estimula o cérebro a produzir serotonina, o neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar e deixa você mais calminha. Use a estratégia esperta de bater a melancia (1 fatia fina) com canela em pó (1 colher de café), pois a especiaria contribuiu para reduzir a velocidade com que a fruta libera glicose na corrente sanguínea. Se quiser, triture as sementes junto – elas têm glutationa, um antioxidante com ação antifúngica, o que favorece o intestino, órgão que produz até mais serotonina que o cérebro.

 

2. Sardinha

Não torça o nariz: o ômega-3 presente no peixe contribui para manter sob controle os níveis de cortisol e adrenalina, de acordo com um estudo publicado na revista americana científica Diabetes & Metabolism. Mas não adianta comer sardinha uma vez ou outra: “É importante que os peixes ricos em ômega-3 entrem no cardápio pelo menos quatro vezes por semana”, orienta Gisela Savioli, autora do livro Alimente Bem Suas Emoções (Edições Loyola).

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

 

3. Abacate

abacate© Thinkstock/Getty Images abacate

Ele tem quase só gordura (exatamente o que você procura quando está estressada), mas é a da boa, que, entre vários outros benefícios, melhora as habilidades cognitivas, segundo um estudo da Universidade de Tufts, nos EUA, divulgado na revista Nutrition. A gordura do abacate ainda sacia. Então, sempre que o dia prometer ser longo e estressante, leve a fruta(meia unidade pequena) batida com água de coco (300 ml) numa garrafinha térmica. O trabalho vai fluir melhor e você ainda chega em casa à noite com menos fome.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também