• segunda-feira, 18 de junho de 2018
  • 18:03 Icone do tempo--ºC / --ºC

Habitação

2/2/2018 às 04h22

Presidente do CRECI-SP visita Dracena e ministra encontro com corretores de imóveis

O evento ocorreu na tarde de ontem, 1º, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dracena (ACE)

Encontro com o presidente do CRECI-SP reuniu corretores de imóveis de Dracena na ACE de Dracena    (Foto: Lucas Mello/JR) Encontro com o presidente do CRECI-SP reuniu corretores de imóveis de Dracena na ACE de Dracena (Foto: Lucas Mello/JR)

Na tarde de ontem, 1º, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dracena (ACE), o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP), José Augusto Viana Neto, esteve em Dracena e ministrou encontro com corretores de imóveis da cidade para debater diversos assuntos, entre eles, o crime de lavagem de dinheiro, os desafios e as perspectivas do mercado imobiliário para 2018.

Segundo o presidente do CRECI-SP, o evento teve foco principal à instrução técnica para a avaliação imobiliária, conciliação e avaliação do mercado.

Ainda de acordo com Augusto, o encontro foi importante para ser debatido às recentes informações do código de ética, da fiscalização e das novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas para os corretores de imóveis e sociedade oferecendo mais transparência e maior segurança nas transações.

“Também para falar sobre a lei de lavagem de dinheiro que todo o corretor está submetido e que eles ainda não têm noções claras das suas responsabilidades frente esta legislação”, disse o presidente do CRECI-SP, no qual os corretores e imobiliárias de todo o País devem fazer a comunicação de não-ocorrência ao Conselho de Controle de Operações Financeiras (COAF).

As informações são importantes porque norteiam os trabalhos do COAF e, também, fornecem indícios de negócios ilícitos à Receita e Polícia Federal.

Questionado se faltam informações para os corretores de imóveis se regulamentar dentro da lei e cumpri-lá, Augusto disse que “toda lei é complexa e exige uma análise aprofundada. O assunto é para refletir das suas responsabilidades e impedir que o setor imobiliário torna-se destino de lavagem de dinheiro”.

Em relação à avaliação do setor imobiliário, disse que as negociações no ano de 2016 tiveram redução e no ano passado houve uma melhora e a expectativa para 2018, com o acréscimo de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) diante dos desafios do mercado é de sinal positivo.

Ele avalia os preços de compra e locação de imóveis, tanto residenciais, apartamentos quanto comerciais de que “não houve deflação e sim um acomodamento, diante do cenário da crise econômica do País”.  

Conforme o corretor de imóveis na cidade, Edson Augusto Andreo, o encontro com o presidente do CRECI-SP e demais profissionais da área foi positivo. “Poderia ter mais oportunidades como essa, para debater vários assuntos”.

No final do evento, Andreo recebeu do presidente estadual, o certificado do Grupo de Trabalho e Avaliação no qual foi designado. 

 

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também