• segunda-feira, 18 de junho de 2018
  • 17:47 Icone do tempo--ºC / --ºC

Datas Comemorativas / Páscoa

17/2/2018 às 03h55

Quaresma: Supermercados e peixarias preveem aumento nas vendas de peixes em até 60%

O período é caracterizado pelo consumo da carne branca em substituição da vermelha, principalmente pelos católicos

A produção de peixes no período da quaresma chega a aumentar de 10 a 30% a mais, em frigorífico da cidade (Foto: Lucas Mello/JR) A produção de peixes no período da quaresma chega a aumentar de 10 a 30% a mais, em frigorífico da cidade (Foto: Lucas Mello/JR)

A quaresma, importante período para os católicos teve início na quarta-feira, 14, com as celebrações das missas de cinzas. 

Neste período, um dos hábitos tradicional de penitência dos católicos é a troca do consumo de carne vermelha por peixes. E é na quaresma, que o consumo de pescados registra aumento de procura e em Dracena não é diferente.

De acordo com a gerente de um frigorífico de pescados e proprietária de peixaria na cidade, Cristiane Soares Silva, a procura de clientes para a compra de peixes já começou desde o início desta semana, antes mesmo da missa de cinzas.

Ainda segundo ela, a expectativa nas vendas de pescados na quaresma é em torno de 10 a 30%, principalmente nas sextas-feiras e última semana do período religioso.

“Comercializamos mais de 30 espécies de peixes. Entre os populares mais vendidos estão filé de merluza e tilápia, sardinha e corimba e os nobres, como bacalhau e salmão”, disse. 

No frigorífico de pescados a produção no período da quaresma também cresce entre 10 a 30% a mais para atender a demanda dos supermercados e lanchonetes de Dracena e região. “Em mês comum, a produção é de 18 a 20 toneladas de peixes”, ressalta Cristiane.

 

SUPERMERCADOS

Jéferson Pessoa, proprietário de supermercado na cidade, o espaço reservado para a exposição de pescados no período da quaresma é ampliado para atrair consumidores. “A demonstração dos produtos é maior, em virtude da procura dos clientes, mas temos durante o ano todo, a venda de peixes”.

Segundo Jéferson, para a quaresma deste ano, o estoque de pescados foi reforçado. “A expectativa nas vendas é aumentar em torno de 60 a 70%, em comparação ao mês comum”. Ainda segundo ele, a sardinha enlatada, congelada e salgada é a mais procurada e consumida, além de outras espécies de peixes como: filé de tilápia e merluza, corimba, pintado, pacu e bacalhau.

Ele cita que o supermercado oferecerá durante a quaresma, promoções semanais de peixes.

 

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também