O governador Geraldo Alckmin confirma que vai implantar a quarta universidade paulista. Trata-se da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), de ensino a distância. Segundo o marido de dona Lu, uma parte presencial e outra a distância. Serão usados recursos da USP, Unesp e Unicamp, com cursos de engenharia de graduação e computação. De acordo com Geraldo, existe estudo que comprova que, em 20 anos, mais da metade dos alunos do ensino superior estarão estudando pela internet.
Ano que vem
O governador, ao comunicar a notícia, acrescentou que o foco será sempre o mercado do trabalho, uma parte voltada à educação, às áreas técnicas e cursos superiores. A sede será em São Paulo e as atividades têm início em fevereiro de 2014. De princípio, estão sendo verificadas as demandas, explicou Alckmin.
Contabilizando os prejuízos
Moradores de Osvaldo Cruz, Marília, Quintana, Garça, Paraguaçu Paulista e Regente Feijó reuniram-se ontem com autoridades da defesa civil. Na oportunidade, fizeram um balanço superficial dos estragos causados pelos vendavais de sábado e domingo. Em Osvaldo Cruz, há cálculos de que 15 casas foram destelhadas. Em Quintana, o granizo interrompeu – por algum tempo- o tráfego de veículos. A chuva de pedra também destelhou uma centena de casas em Paraguaçu.
Não colou
Consta que os policiais flagraram um indivíduo vendendo drogas, num dos bairros da periferia desta pujante província. Ao ser preso, justificou que se utilizava do expediente porque estava desempregado, há mais de 30 dias. Um cidadão que ouviu a desculpa, não se conteve. Disse que seria interessante avisá-lo de que existe muito terreno para carpir, na cidade.
É muito pouco
São Paulo possui 645 municípios. Em 212 deles, ou seja apenas 30% – só existe uma santa casa ou um hospital beneficente, encarregado de prestar assistência à população. Em 2012, segundo dados da Federação dos Hospitais (Fehosp), houve 2, 5 milhões de internações em todo o estado. metade delas em santas casas e hospitais beneficentes.
Fora do script
Cerca de 200 pessoas protestaram, ontem à tarde, contra a chegada do papa Francisco ao Rio. Entre os diversos tipos de manifestantes, sindicalistas, trabalhadores e feministas. Um grupo de 10 mulheres encenou ato a favor do estado laico (sem interferência religiosa) e pediu tolerância e liberdade religiosa. As feministas mostraram os seios e foram vaiadas pelos peregrinos.
Na UTI
É muito grave o estado de saúde do lateral Djalma Santos, ex-defensor da Portuguesa, Palmeiras e Atlético Paranaense. Bicampeão mundial pelo Brasil (1958 e 1962), está internado em hospital de Uberaba (MG), desde o começo do mês. Em 1975, Djalma integrou o Milionários, time de veteranos da capital que se exibiu no Írio Spinardi. Ao conferir as dimensões do gramado do estádio, exclamou espantado: “Parece a pista de um aeroporto”.
Vem pra rua
Ao longo de junho e começo deste mês, os jovens promoveram dezenas de manifestações de protesto. Além de focarem os atos na falência da educação, também multiplicaram as críticas aos parlamentares. Numa faixa das mais criativas, escreveram a seguinte mensagem: “Senhores bandidos, por favor, ataquem os políticos. Eles é que estão com o nosso dinheiro!”