• sexta-feira, 21 de setembro de 2018
  • 08:48 Icone do tempo--ºC / --ºC

Internacional

6/3/2018 às 10h25

Coreia do Norte promete suspender testes nucleares e de mísseis

Autoridades sul-coreanas se reuniram com líder de país vizinho.

A Coreia do Norte se mostrou disposta a estabelecer um diálogo direto com os EUA e prometeu suspender os testes nucleares e de mísseis enquanto essas conversas estiverem em andamento, anunciou nesta terça-feira (6) um emissário sul-coreano após uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Pyongyang.

Chung Eui-yong, conselheiro para Segurança do presidente sul-coreano Moon Jae-in, afirmou que a Coreia do Norte também expressou sua disposição para a desnuclearização caso a segurança do país esteja garantida.

 

“A Coreia do Norte deixou claro seu desejo de desnuclearizar a península coreana e o fato de que não há razão para manter seu programa nuclear se as ameaças militares contra o Norte forem resolvidas e o regime estiver seguro”, disse o porta-voz.

 

Os dois países concordaram ainda em realizar uma cúpula no próximo mês na cidade fronteiriça de Panmunjom, a primeira do tipo em mais de uma década.

 
Foto de 5 de março de 2018 mostra encontro do líder norte-coreano Kim Jong-um (esq.) com o chefe da delegação sul-coreana Chung Eui-yong durante reunião conjunta (Foto: STR/KCNA via KNS/AFP)

Foto de 5 de março de 2018 mostra encontro do líder norte-coreano Kim Jong-um (esq.) com o chefe da delegação sul-coreana Chung Eui-yong durante reunião conjunta (Foto: STR/KCNA via KNS/AFP)

A viagem foi parte da tentativa do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, de negociar uma solução diplomática para o programa nuclear da Coreia do Norte após uma reaproximação ocorrida com a participação da vizinha nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

 

Em seu Twitter, o presidente Donald Trump comentou nesta terça-feira a notícia com a frase "Veremos o que acontece!".

 

Aproximação

 

 
Foto de 5 de março de 2018 mostra o líder norte-coreano Kim Jong-um (dir.) com o chefe da delegação sul-coreana Chung Eui-yong durante reunião conjunta (Foto: Agência Central Coreana de Noticias via AP)

Foto de 5 de março de 2018 mostra o líder norte-coreano Kim Jong-um (dir.) com o chefe da delegação sul-coreana Chung Eui-yong durante reunião conjunta (Foto: Agência Central Coreana de Noticias via AP)

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que terminaram em 25 de fevereiro, possibilitaram uma notável aproximação entre o Norte e o Sul, após dois anos de grandes tensões relacionadas aos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte.

O auge da operação de aproximação norte-coreano foi a viagem ao Sul de Kim Yo Jong, irmã do líder Kim Jong Un, no que foi a primeira visita de um membro da dinastia no poder em Pyongyang desde o fim da guerra da Coreia em 1953.

 

Moon deseja capitalizar os Jogos Olímpicos para abrir um diálogo entre seu vizinho do Norte e Washington, visando uma diminuição nas tensões.

Durante sua visita, Kim Yo Jong entregou a Moon, da parte de seu irmão, um convite para participar de uma cúpula em Pyongyang.

 
 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também