• terça-feira, 19 de junho de 2018
  • 20:32 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cotidiano

9/3/2018 às 11h08

Sabesp identifica 667 lançamentos irregulares de água da chuva na rede de esgoto na região de Prudente

Em apenas dois meses, a Sabesp realizou 8.440 vistorias em imóveis de 18 cidades da região de Presidente Prudente, que possibilitaram a identificação de 667 casos de ligação de água da chuva na rede coletora de esgoto.

A ação é realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias dos municípios, que notificam os imóveis fora das normas. Do total de imóveis irregulares, 88 já foram adequados pelos proprietários.

Entre as desvantagens de se fazer a ligação irregular estão os rompimentos da rede, vazamentos e retorno do esgoto na rua e dentro das casas.

No Brasil, onde há grande volume de chuva, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgoto. No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina a regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações.

Já a saída pluvial, maior, reúne a água da chuva que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também