• segunda-feira, 23 de julho de 2018
  • 08:53 Icone do tempo--ºC / --ºC

Meio Ambiente

22/3/2018 às 06h53

Tratamento de água distribuída a população pela Emdaep na cidade atinge 100%, segundo a empresa

A diretoria da Emdaep informa que toda a água produzida a partir dos poços recebe cloro e flúor, atingindo, 100%, da água distribuída para a população, dentro dos padrões exigidos na legislação

O conjunto do bairro das Antas abrange 55% do esgoto coletado no perímetro urbano (Foto: Divulgação) O conjunto do bairro das Antas abrange 55% do esgoto coletado no perímetro urbano (Foto: Divulgação)

Hoje, 22, é o Dia Mundial da Água.  Com a maior reserva de água doce do planeta, o Brasil pode ser considerado privilegiado. Já a distribuição de água não é uniforme, se por um lado, a Amazônia é a região com a maior bacia fluvial do mundo, o Nordeste brasileiro ainda sofre com a escassez dos recursos hídricos.

Em Dracena, o Jornal Regional preparou material especial abordando o trabalho da Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena – Emdaep, que tem como presidente Fernando Ruiz Filho e como diretor administrativo Edson dos Santos Correia.

De acordo com os dados fornecidos, no município, abrangendo os distritos de Jamaica e Jaciporã, são 18.945 ligações de água residenciais, 1.930 comerciais, 16 industriais, 144 públicas municipais, seis públicas estaduais e quatro outras, totalizando 21.045 ligações. O total é de 19.485 ligações de esgoto. No distrito de Jamaica são 297 ligações de água, entre residenciais, comerciais e públicas municipais e no distrito de Jaciporã são 345 ligações de água, entre residencial e pública municipal.

Segundo a estatística da Emdaep, o consumo de água no ano de 2016 foi de 3.043.858 m³ e no ano passado foi de 3.063.485 m³, o que equivale a um aumento de 0,6%.

Conforme os entrevistados, toda a água produzida a partir dos poços da Emdaep recebe cloro e flúor, atingindo, 100%, da água distribuída para a população, dentro dos padrões exigidos na legislação.

O processo de análise da qualidade da água é realizado no laboratório próprio no bairro São Francisco, com testes de turbidez, cor, cloro, PH e flúor. As amostras são coletadas em diversos dias, em todos os poços, com divulgação de relatório mensal. As análises ocorrem de acordo com a Portaria 2.914, de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde.

Atualmente, a cidade tem 15 poços semiartesianos em funcionamento no Jardim das Palmeiras IV; no Bairro Metrópole (três locais); na rua Euclides da Cunha (caixa elevada); ao lado da Emefi Moacir Simardi; rua Carlos Gomes (Jardim Jussara), bairro São Francisco (dois locais); Conjunto João Vendramim; Jardim Vera Cruz; bairro Emílio Zanata, bairro Iandara e nos distritos de Jamaica e Jaciporã.

A Emdaep adiantou que o poço do bairro Pitangueiras deve entrar em operação brevemente. Ainda será perfurado um poço na saída para o Aeroporto Muliterno, através dos responsáveis por loteamentos. O município pretende perfurar novo poço na região do Jardim das Palmeiras IV, aguardando a liberação de recursos governamentais.

 Já sobre o tratamento do esgoto, a empresa é responsável pelos conjuntos de estações de tratamento de esgoto do perímetro urbano, sendo dois complexos: um no bairro Mirassol (criado na década de 1970 e com adequações na década de 2000) e outro no bairro das Antas (década de 2000). O conjunto do bairro das Antas abrange 55% do esgoto coletado. Já o bairro Mirassol recebe 45% do esgoto da cidade.

A empresa revelou que há a necessidade de um novo conjunto de lagoas para o perímetro urbano, bem como projetos para Jaciporã e Jamaica, que não contam com os serviços de tratamento de esgoto, prevalecendo fossas nos imóveis. Os dois conjuntos de lagoas de tratamento recebem 100% do esgoto coletado no perímetro urbano. Não há coleta em Jamaica, Jaciporã e Iandara, que possuem fossas.

ORIENTAÇÕES DA EMDAEP - A Emdaep orienta a população para que faça economia de água o ano inteiro, mantendo reservatório (caixa) no imóvel para suprir o consumo em situações de emergência. Outra dica é para que verifique na conta de água a leitura do hidrômetro se está correta.

Também orienta que em casos de dívidas, procure a sede da empresa para tomar providências necessárias. E, pague a conta de água em dia para que a Emdaep tenha condições de continuar investindo em melhorias nos serviços de água e esgoto da cidade. Com maior capacidade de investimento, a Emdaep pode trabalhar na ampliação de redes de água, novos poços, modernização de bombas e novas lagoas de tratamento.

Nos imóveis também é importante verificar se a água do quintal e da chuva é jogada na galeria. Não jogue água da chuva na rede de esgoto.

A Emdaep alerta para que não ocorram fraudes em hidrômetros. Os responsáveis por fraudes já detectadas foram encaminhados para a Polícia Civil visando à instauração de inquérito.

 SERVIÇO - A sede da Emdaep está na Rua Euclides da Cunha nº 98, com telefone 3821-8383 e atendimento de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16 horas. O plantão atende no telefone 3821-1146. O site da Emdaep é www.emdaep.com.br

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também