• domingo, 21 de outubro de 2018
  • 08:08 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

6/4/2018 às 15h19

Médico oftalmologista alerta para Síndrome do Computador

Especialista diz que problema está cada vez mais comum

 (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Hoje computadores já fazem parte de nossas vidas, e assim como os adultos, as crianças também podem desenvolver a Síndrome da Visão do Computador. Tornando necessário a atenção redobrada nos pequenos que ficam horas a fio diante do computador na escola, e em casa no videogame.

A síndrome é um problema que acomete as pessoas com três horas ou mais de uso do equipamento. Estima-se que de 70% a 90% dos usuários apresentem sinais da síndrome.

De frente para a tela, pisca-se cinco vezes menos que o normal, o que leva ao ressecamento do olhos, vista cansada e embaçada, entre outros sintomas.

“O olho faz uma força elevada para enxergar para perto. Usa-se um mecanismo que se chama “Mecanismo de Acomodação” e que, usado por muito tempo, gera cansaço, dores de cabeça, dificuldade para se enxergar de longe, oscilações para se enxergar de perto”, explicou Renato Cardim, médico oftalmologista.

Por isso, a recomendação é que para cada hora que a pessoa fique na frente de telas de computador, tablets, faça pelo menos dez minutos de visão de longe – em um ambiente externo, com luz solar e olhando para longe.

“É importante que as musculaturas de visão de perto descansem”, ressaltou Cardin.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também