• domingo, 21 de outubro de 2018
  • 07:03 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

12/4/2018 às 15h43

Saiba agora os melhores alimentos para se comer antes e depois do seu treino

Atenção aos alimentos (Foto: Divulgação) Atenção aos alimentos (Foto: Divulgação)

Para você que faz academia e exercícios físicos, sabe o que comer antes do treino para melhorar seu desempenho? E depois, sabe quais alimentos pode comer, para que todo seu esforço não seja em vão? A Coordenadoria de Desenvolvimentos dos Agronegócios (Codeagro), da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possui os vídeos com a melhores dicas sobre o assunto, para que sua alimentação seja saudável e ao mesmo tempo deliciosa.

A alimentação pré-treino, o ideal é que seja composta, basicamente, de carboidratos e proteínas. Existem dois tipos de carboidratos, os de baixo índice glicêmico, que liberam de forma mais lenta o açúcar para que o corpo possa usar como energia; e os de alto índice glicêmico, que liberam a glicose de forma mais rápida. Os de baixo índice, como as frutas, que são ricas em fibras, o arroz integral e outros cereais como granola e aveia, devem ser consumidos de uma a duas horas antes do treino. Já os de alto nível, como pão integral, geleias de frutas sem açúcar, devem ser consumidos, aproximadamente, meia hora antes do treino, pois com a liberação rápida da glicose seu desempenho no começo da atividade será mais produtivo.

Para consumir proteínas, é necessário que se coma junto com o carboidrato de baixo índice glicêmico, pois com alimentos de alto índice podem causar desconforto abdominal e aquela sensação de estofamento, sendo que também impedem a liberação imediata de glicose no sangue, causando a falta de energia.

De acordo com Sizele Rodrigues, nutricionista da Codeagro, “o objetivo dessa alimentação pré-treino é para o estoque de energia, ou seja, guardar energia suficiente para utilizar durante a atividade física”.

Agora que o treino acabou, é necessário repor suas energias, mas sem exagerar. Assim como no pré-treino, é preciso comer alimentos fontes de carboidratos e proteína, se possível os dois juntos, como macarrão integral com filé de frango ou arroz, feijão e algum peixe com pouca gordura. Segundo Sizele, “sempre lembre de comer somente o necessário, sem exageros, pois você só quer repor as energias e não ganhar mais peso”.

 

PRÉ-TREINO:

- Frutas

- Arroz

- Granola

- Aveia

- Pão integral

- Geleias de frutas sem açúcar

PÓS-TREINO:

- Macarrão integral

- Filé de frango

- Arroz

- Feijão

- Peixe com pouca gordura

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também