• domingo, 21 de outubro de 2018
  • 21:06 Icone do tempo--ºC / --ºC

Comportamento

14/4/2018 às 10h00

14 de abril: no Dia Mundial do Café confira 10 curiosidades sobre o grão

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (Foto: Divulgação) O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (Foto: Divulgação)

Dia 14 de abril é comemorado o dia Mundial do Café e essa data não pode passar em branco ainda mais para o brasileiro que é apaixonado por essa bebida – segundo pesquisa da Euromonitor Internacional 2017,  795 xícaras de café são consumidas por pessoa ao ano no Brasil, quase 6 vezes a média mundial.

Originário da palavra qawha, cujo significado é “vinho”, o café chegou a Europa no século XIV, conhecido como o “Vinho da Arábia”. No Brasil, o cultivo teve início no século XVIII, mas foi no século posterior que alcançou o status de principal produto da economia do país, mesma época que se deu o início da história da rede de cafeterias Octavio Café.  Confira outras 10 curiosidades sobre o grão, segundo a barista e especialista em qualidade do Octavio Café, Martha Grill:

  1. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água;
  2. Você sabia que foi na Alta Mogiana, região do nordeste do estado de São Paulo, a primeira região a ser conhecida por produzir cafés de qualidade? A região é tradição por sua variedade e pela qualidade do café;
  3. O Brasil é o maior exportador do grão no mundo;
  4. Trata-se da segunda matéria-prima mais comercializada do mundo. O petróleo é a primeira;
  5. O Octavio Café possui os principais selos de qualidade que avaliam a produção sustentável e foco na responsabilidade social do grão: Rainforest Alliance e Utz Certified;
  6. Você sabia que existem muitas formas de preparar essa bebida?  No Japão ele é servido gelado. Na França, misturado com chicória. No Oriente Médio é servido com cardamomo e especiarias e na África com sal e manteiga. Na Itália pode ter tiras de limão. E no Brasil é o país que mais consome o cafezinho coado e o pingado, que se tornaram paixão nacional;
  7. Baristas são profissionais especializados na preparação dessa bebida;
  8. Na moderna Avenida Faria Lima em São Paulo é onde se encontra a maior cafeteria da América Latina, abastecido majoritariamente por produtos oriundos das seis fazendas cafeeiras em Pedregulho;
  9. Seu cultivo ocorre em países quentes da América, Ásia e África, entre os trópicos de câncer e capricórnio;
  10.  Alguns estudos mostram que a bebida atua no sistema nervoso produzindo estado de alerta, auxiliando o coração e ainda diminuindo a chance de adquirir Mal de Alzheimer.

 

Expresso ou coado, com leite ou puro. O café é uma das delícias mais queridinhas do Brasil, país que mais exporta esse grão em todo o mundo. Segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), essa é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Mas, como não gostar daquele cafezinho para começar o dia com mais disposição ou trazer um aconchego depois do almoço ou jantar?

 

A discussão, porém, se o café traz benefícios ou malefícios para a saúde e quais são seus impactos nas nossas vidas, permanece constante. Para celebrar o Dia Mundial do Café, que acontece no dia 14 de abril, Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Categoria de Produtos da Electrolux, esclarece alguns mitos e verdades sobre esse grão. Confira:

 

  1. O café coado tem mais sabor que o expresso.

Mito. Quando o café é preparado resultando o expresso, o sabor fica mais forte que o coado, por causa da forma que é feita a bebida – o pó é prensado no filtro. Por outro lado, o gosto do café coado permanece acentuado por mais tempo que o expresso, que é recomendável que seja ingerido logo após o seu preparo.

 

  1. Café tira o sono.

Verdade. O café possui a cafeína que é uma substância presente também em outros alimentos, que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Isso muda de pessoa para pessoa, por causa do sistema nervoso de cada um e como ele reage a essa substância. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos.

 

  1. Cafeína em excesso faz mal.

Verdade. Tudo que ingerimos em excesso não faz bem para a nossa saúde. Isso não é diferente com o café. Segundo periódico científico da Food and Chemical Toxicology, a quantidade máxima de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia.

 

  1. Café dá dor de cabeça.

Mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode reforçar isso.

 

  1. Diversos fatores interferem no sabor final do café.

Verdade. Desde a hora da plantação até colocar nas sacas, tudo influencia no gosto do cafezinho na xícara. O terroir – condições geográficas e climáticas de determinada região -, cultivo, variedade, forma de plantio – tipo de terreno-, colheita, secagem, torra, embalagem e preparo, são exemplos de etapas de preparar o grão para uso e que podem ser feitas de diversas formas que interferem diretamente no sabor final do café.

 

  1. Crianças podem tomar café.

Depende da idade. O café é uma bebida que pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida. Depois disso, ela pode ser até apresentada para os pequenos, mas com muita moderação.

 

  1. Não pode tomar medicamentos com café.

Verdade. O café pode inviabilizar as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos. Por essa razão, não é recomendável tomar comprimidos com a bebida.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também