• sábado, 26 de maio de 2018
  • 11:03 Icone do tempo--ºC / --ºC

Educação

12/5/2018 às 04h10

Fundec comemora 50 anos de compromisso com a Educação e comunidade

A instituição ao longo desses anos ofereceu mais de 30 milhões em bolsas de estudo beneficiando milhares de estudantes

Presidente do Conselho de Curadores da Fundec, Décio José Esteves e o diretor executivo Edson Kai comemoram o jubileu de ouro da Fundec (Foto: Lucas Mello/JR) Presidente do Conselho de Curadores da Fundec, Décio José Esteves e o diretor executivo Edson Kai comemoram o jubileu de ouro da Fundec (Foto: Lucas Mello/JR)

Pioneira na instalação de cursos superiores no Oeste Paulista, a Fundação Dracenense de Educação e Cultura – Fundec completará 50 anos de atividades amanhã, 13. Para falar sobre as conquistas e desafios, a reportagem do Jornal Regional foi recebida pelo diretor executivo da Fundec, Edson Hissatomi Kai e pelo presidente do Conselho de Curadores da Fundec, Décio José Esteves.

De acordo com os entrevistados, a Fundação que foi criada nos anos 60 com o objetivo de formar professores, atendendo as regiões da Alta Paulista, Noroeste, Sorocabana, norte do Paraná e Mato Grosso do Sul se consolidou, mantendo os valores da Educação e respeito, buscando modernização, ou seja, aliando a tradição à inovação.

A proposta de Edson Kai ao assumir a direção executiva em julho de 2002 foi uma nova forma de gestão instituída pelo Conselho de Curadores. A instituição também conquistou nove cursos superiores, com destaque para o curso de Medicina por sua metodologia e utilização de tecnologia avançada. “O Conselho Regional de Medicina tem se referido de forma elogiosa ao nosso curso”, ressaltou o diretor Edson Kai.

A Fundec também desenvolve vários projetos voltados ao atendimento da comunidade, juntamente com parceiros. Recentemente, foi lançado o projeto Parkinson, programa gratuito que atenderá a comunidade com a oferta de exercícios físicos específicos para portadores da doença.

Além dos projetos, a instituição tem como contrapartida para a comunidade e missão: as bolsas de estudo. Kai e Esteves pontuaram que a instituição ao longo desses anos ofereceu mais de 30 milhões em bolsas de estudo.

No planejamento da “nova” Fundec está a transição de Fundação para Centro Universitário que de acordo com eles, proporcionará autonomia para a busca de novos cursos que por conta da infraestrutura para Medicina permitem mais cursos na área da Saúde.

COMEMORAÇÕES - Para marcar a data, hoje, 12, às 19h, no auditório “Profº. Geraldo Mariano Alves” (Fundec) será promovida a cerimônia de entrega das condecorações de mérito educacional da Fundec – maior honraria concedida pela instituição – para 21 homenageados que contribuíram direta ou indiretamente com a instituição nos últimos 10 anos como colaboradores e/ou pessoas da comunidade.

No sábado, 19, haverá Recital 50 anos Fundec, com Sheila Franceschini, também no auditório, às 20h, aberto à comunidade. O evento tem caráter beneficente, cuja entrada será um quilo de alimento não perecível. Os organizadores lembram que os convites devem ser retirados no Centro de Informações da Unifadra/Fundec.

No dia 26, está marcado jantar dançante, com animação da banda Santa Mônica, às 21h, no salão social da ABD. Os convites estão à venda na secretaria da ABD e no Setor Financeiro da Fundec, R$ 120,00 (para duas pessoas) – bebidas não inclusas.

A partir de junho, a instituição será aberta para a população, que mediante inscrição e agendamento, poderá fazer um tour pela unidade a fim de conhecer a estrutura, tudo o que é oferecido e as potencialidades da instituição.

UNIDADES ESCOLARES - Atualmente as unidades escolares mantidas pela Fundec são: Colégio Anglo-CID (ensino fundamental, médio e cursinho); Escolas CEP e UME (ensino profissionalizante); Faculdade Unifadra (ensino superior), parceria com a Unopar (ensino superior a distância), parceria com a LFG (ensino profissionalizante a distância) e parceria com a Impacta (ensino profissionalizante a distância).

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também