• sábado, 26 de maio de 2018
  • 10:59 Icone do tempo--ºC / --ºC

Economia

16/5/2018 às 09h45

Consumidores podem renegociar dívidas pelo consumidor.gov.br

 

Ótima notícia para quem tem dívida e gostaria de renegociar o débito com o seu banco. O Ministério da Justiça realiza, pela segunda vez, a ação de renegociação de dívidas no consumidor.gov.br, plataforma online de solução de conflitos de consumo.

A iniciativa termina no próximo dia 31 de maio e tem como um dos objetivos sensibilizar os consumidores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento. Dentro da plataforma, as instituições financeiras de todo o país irão realizar uma força-tarefa para solucionar as dívidas de consumidores.

A ação é resultado de parceria entre a Senacon, o Banco Central, o Sebrae, a Febraban e a Serasa.

COMO PARTICIPAR

O consumidor que deseja renegociar a dívida deve acessar a plataforma consumidor.gov.br até o dia 31 de maio e fazer o cadastro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos.

No momento da classificação do pedido ou reclamação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Dificuldade na Renegociação/parcelamento de dívida". Já no campo “Descrição da Reclamação”, é preciso relatar o problema, informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas.

Após finalizar o registro da demanda, o banco ou instituição financeira tem prazo de 10 dias para apresentar proposta ou resposta. Após a resposta, você terá 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não. Durante esse prazo, há a possibilidade de interagir com a empresa, anexando documentos e complementando a reclamação, por exemplo.

Orientações sobre o cadastramento de usuário, registro e acompanhamento de reclamações podem ser obtidas pela internet, no Guia do Usuário, assim como a lista de empresas participantes.

SERVIÇO - O link do site para renegociação é http://defesadoconsumidor.gov.br/portal/acesse-sua-conta

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também