• terça-feira, 14 de agosto de 2018
  • 15:05 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cotidiano

16/5/2018 às 15h00

Shopping centers e supermercados podem ter máquina automática do Poupatempo à disposição de clientes

O Poupatempo lançou um convite para shoppings e supermercados do Estado de São Paulo interessados em instalar totens de autoatendimento de serviços públicos em seus estabelecimentos. O prazo para oficializar o interesse vai até o dia 6 de junho. 

  

A Prodesp, empresa que faz a gestão do Programa Poupatempo, oferece às empresas com grande fluxo de consumidores a possibilidade de aquisição de equipamentos de autoatendimento onde os cidadãos podem pedir a 2ª via do RG ou da CNH, solicitar a CNH definitiva ou imprimir na hora e de graça os seguintes documentos: Atestado de Antecedentes Criminais com código (QR Code), Certidão de Prontuário de CNH e Pesquisa de Débito de Restrição de Veículos de Terceiros. 

  

As máquinas são equipadas com telas sensíveis ao toque para navegação e leitores óticos de impressão digital para certificar a identidade do usuário. Além disso, máquinas de pagamento com cartão permitem recolher na hora as taxas necessárias, inclusive para entrega pelos Correios - o que permite concluir o atendimento na hora e evitar a necessidade de ir a um posto do Poupatempo. 

  

"Com máquinas de autoatendimento fora das unidades do Poupatempo, o cidadão ganha mais opções de locais para solicitar seu serviço, de forma rápida e prática, reduzindo deslocamentos e poupando, ainda, mais tempo", explica Cesar Ricardo Carcassoli, responsável pelo projeto de expansão dos totens de autoatendimento do Poupatempo. 

  

Desde que começaram a ser instalados, inicialmente apenas dentro dos postos Poupatempo, os totens de autoatendimento já prestaram mais de 6 milhões de serviços, incluindo agendamentos para atendimento presencial nas unidades do Poupatempo. Com o sistema de agendamento, o Poupatempo distribui a demanda, evitando filas ou ociosidade da estrutura de atendimento. 

  

Desde o início deste ano, o Poupatempo começou a implantar totens de autoatendimento fora das suas instalações, em grandes centros de varejo e estações do Metrô. Em breve as máquinas estarão em mais estações do Metrô e também nas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

  

Empresários interessados em contratar as máquinas devem consultar os requisitos no site da Prodesp e enviar em-mail para crcarcassoli@sp.gov.br, com nome e CNPJ do estabelecimento, descrição do endereço completo do estabelecimento, inclusive com CEP, números de telefones comercial e celular, fone do local proposto, nome completo do responsável e indicação de pleno atendimento dos requisitos do edital. 

  

O chamamento é aberto a shopping centers, supermercados, centros comerciais e demais locais com acesso ao público em geral. O interessado deverá arcar com o custo mensal do totem de autoatendimento. 

  

Atualmente, o Poupatempo conta com totens de autoatendimento nas unidades da Sé, Itaquera, Santo Amaro, Lapa, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo, Suzano, Bauru, Campinas Centro e Campinas Shopping, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Santos. 

Além disso, os totens estão sendo instalados fora das unidades do Poupatempo nos seguintes endereços até agora: 

Capital

Detran Armênia - Av. do Estado, 900 - Bom Retiro, São Paulo

Metrô Paraíso - Rua Vergueiro, 1465 - Vila Mariana - São Paulo

Metrô Vila Prudente - Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1359 - Vila Prudente, São Paulo 

Mooca Plaza Shopping - R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Mooca, São Paulo

Descomplica SP - São Miguel Paulista Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacui - São Paulo 

 

Grande São Paulo 

PoliShopping - Rua Dom Pedro II, 178 - Centro - Guarulhos

Shopping ABC - Av. Pereira Barreto, 42 - Vila Gilda, Santo André

Shopping Bonsucesso - Estr. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5308 - Jd.Albertina, Guarulhos

Shopping Parque Maia - Av. Bartolomeu de Carlos, 230 - Jardim Flor da Montanha, Guarulhos 

 

Interior 

Big Bom (Supermercados) - Avenida Bandeirantes, 1521 Parque Cidade Nova – Mogi Guaçu 

Shopping Piracicaba - Av. Limeira, 722 - Areião, Piracicaba

Shopping Praça Nova Araçatuba - Rua Carlos Pereira da Silva, n° 6000 Bairro Guanabara, Araçatuba

Shopping Spazio Ouro Verde - Av. Ruy Rodrigues, 3900 - Parque Universitário, Campinas

Unimart Shopping Campinas - Av. John Boyd Dunlop, 350 - Chácara da República, Campinas

  

O Edital completo e Comunicado Nº 001/2018 podem ser consultados no site da Prodesp, no endereço: 

http://www.prodesp.sp.gov.br/fornecedores/chamamento_publico.asp 

Confira imagens dos totens do Poupatempo: 

www.flickr.com/photos/poupatemposp/albums/72157675684513115 

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Assessoria de Comunicação - Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também