• terça-feira, 19 de junho de 2018
  • 13:37 Icone do tempo--ºC / --ºC

Especial

18/5/2018 às 18h17

Solenidade de aniversário do Corpo de Bombeiros é marcada por emoção e reencontro dos militares

Várias autoridades da cidade e região estavam presentes na solenidade militar alusiva ao 40º aniversário do Posto de Bombeiros de Dracena, veja as fotos em www.portalregional.net.br

Os bombeiros durante a solenidade juntamente com os bombeiros da reserva (Foto: Lucas Mello/JR) Os bombeiros durante a solenidade juntamente com os bombeiros da reserva (Foto: Lucas Mello/JR)

Foi uma manhã de muita emoção no quartel dos Bombeiros de Dracena. Tudo por conta da solenidade militar alusiva aos 40 anos de instalação dos serviços de bombeiros na Cidade Milagre, quando a atual equipe reencontrou alguns bombeiros da reserva e familiares. Veja todas as fotos com www.portalregional.net.br  

O comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros, capitão PM Pavesi, o comandante do Posto de Bombeiros de Dracena, 1º tenente Avanço e o prefeito Juliano Brito Bertolini fizeram uso da palavra e o vereador Milton Polon representou a Câmara Municipal. O prefeito de Junqueirópolis Hélio Furini também estava presente, além de vereadores de Dracena e Junqueirópolis, vice-prefeito de Dracena, Moisés Antonio de Lima, assessora do deputado Reinaldo Alguz, autoridades militares e familiares.

Um dos momentos emocionantes da solenidade foi quando o capitão Pavesi pediu para que o tenente-coronel PM Mauro Ramos, que foi o comandante do Posto de Bombeiros de Dracena entre os anos de 1997 e 1998, formasse o pelotão dos bombeiros da reserva. Logo em seguida, todos cantaram a Canção dos Bombeiros. “É uma satisfação estar aqui, foi emocionante. O tempo nos faz esquecer as pessoas e os bombeiros valorizam os profissionais antigos”, comentou.

No quartel foi inaugurado um painel com fotografias que retratam a história dos 40 anos de implantação dos serviços dos bombeiros.  As imagens foram cedidas pelos bombeiros (acervos particulares) pelo pesquisador Rogério Edson dos Santos e pelo Jornal Regional. Várias matérias produzidas e publicadas pelo Jornal Regional ao longo dos anossobre a atuação do Corpo de Bombeiros também ganharam espaço no quartel por meio de um painel.

As comemorações começaram na semana passada com confraternização dos bombeiros (futebol), mostras dos equipamentos e vestimentas de trabalho na praça Arthur Pagnozzi e na Fundec/Unifadra e simulado de incêndio com resgate de duas vítimas na Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas -  Unesp Dracena.

Atualmente o 3º Subgrupamento de Bombeiros é comandado pelo capitão PM Erlon Augusto Pavesi e o Posto de Bombeiros de Dracena pelo 1º tenente Evandro Avanço Silva.

O Posto de Bombeiros de Dracena é responsável pelo atendimento de ocorrências em Dracena, Junqueirópolis, Flora Rica, Irapuru, Tupi Paulista, Ouro Verde, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, Monte Castelo, São João do Pau D’ Alho, Paulicéia e Panorama.

O Jornal Regional tem feito uma série de matérias especiais sobre a atuação dos bombeiros em Dracena.

HISTÓRICO – O Corpo de Bombeiros de Dracena foi criando em 20 de maio de 1978 por meio da lei municipal nº 1.219, de 26 de dezembro de 1977 e pela estadual de nº 687, de 30 de setembro de 1975, durante a gestão do então prefeito Paulo Tahara. Em 4 de julho de 1989, com a criação do 14º Grupamento de Incêndio, sede regional do Corpo de Bombeiros, instalado em Presidente Prudente, Dracena passou a sediar o 3º Subgrupamento de Incêndio, comandando além do Posto de Bombeiros de Dracena, os postos das cidades de Adamantina e de Osvaldo Cruz.  Em 24 de agosto de 1999, foram inauguradas as instalações das atuais sedes do 3º Subgrupamento de Bombeiros e Posto de Bombeiros de Dracena pelo capitão PM Júlio César Marques Dias na gestão do prefeito José Cláudio Grando.

 

Outras Imagens:

  •  (Foto: Lucas Mello/JR)
  •  (Foto: Lucas Mello/JR)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também