• quinta-feira, 21 de junho de 2018
  • 03:11 Icone do tempo--ºC / --ºC

Turismo

28/5/2018 às 11h00

Praias são destinos prediletos em feriados prolongados

Pesquisa aponta crescimento no número de pesquisa por destinos turísticos no tradicional feriado de Corpus Christi

De acordo com a pesquisa International Travel Survey 2018, realizada pelo Kayak em mais de 26 países e, no Brasil, com 986 entrevistados, os destinos de praia são quase imbatíveis. Os resultados, da atual enquete apontam as viagens com destino a esses paraísos como os mais populares. 70% dos brasileiros planejam viajar ao litoral nos feriados deste ano, incluindo este no próximo dia 31, quinta-feira.

Os entrevistados apontaram as praias do Nordeste e do Rio de Janeiro entre os locais mais desejados para aproveitar os quatro dias de folga. A capital paulista, no entanto, surgiu entre os destinos com maior interesse e modificou o cenário de areia e mar para asfalto e prédios. O apontamento explica: São Paulo irá abrigar neste período do feriado um evento importante e também tradicional na cidade, a Parada LGBTQI+.

Apesar do feriado ser religioso, muita gente aproveita a folga para viajar. Muitas pessoas nem mesmo sabem o motivo da pausa na semana, nem qual tradição está sendo comemorada. Para o catolicismo, trata-se de um momento Eucarístico com a consagração do pão, representando o corpo de Cristo, e do vinho, significando o sangue, que renova o sacrifício de Jesus que foi crucificado.

A Eucaristia teria sido instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu a morte dele. De acordo com a tradição, o Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo que celebra a Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. 

A história católica conta que, em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo, dizendo que gostaria que a Eucaristia fosse celebrada com destaque. O pedido chegou ao bispo da diocese em 1246, quando Corpus Christi foi celebrado pela primeira vez. O bispo se tornou o Papa Urbano IV, que estendeu a data festiva para toda Igreja, no ano de 1264.

A data virou feriado nacional da qual muitos fiéis aproveitam para atos de fé representados pela decoração de ruas e avenidas por tapetes de serragens coloridas e muitas imagens sobre a Eucaristia. Em muitas cidades, a sexta-feira é transformada em dia facultativo, permitindo a extensão da pausa para quatro dias e incentivando ainda mais o turismo.

Para quem pode viajar neste período e quer curtir os últimos dias do outono com temperaturas bem mais amenas, um dos mais tradicionais hotéis de São Sebastião, o Porto Grande Hotel & Convention, reabriu suas portas oferecendo novos serviços. O hotel é muito procurado em razão de suas instalações, um casarão em estilo colonial que dá ao hóspede a impressão de estar numa fazenda. Além do casarão, possui móveis que remetem ao Século XIX e uma área verde gigantesca com acesso direto à praia (pé na areia).

Para preparar a chegada do inverno, as sextas-feiras deste mês, o hotel oferece o festival de Sopas e Caldos acompanhado de vinho. Outra tradição é o café da manhã recheado com deliciosos bolos e pães de diversos tipos todos os dias. O cardápio do almoço traz as delícias locais e pratos que são preparados com muito bom gosto para agradar aos mais exigentes paladares.

O hotel possui 31 quartos decorados em estilo colonial que trazem conforto e tranquilidade, além da sensação de bem-estar num ambiente que relembra passados históricos. Os quartos têm ar-condicionado e todas as comodidades (TV, frigobar, internet wireless) e salas de jogos e de TV, com canais por assinatura. A área total é de 12.000 metros quadrados, com área verde onde é possível realizar cerimônias de casamento, show musicais e outras atividades ao ar livre e apoio do quiosque bar ao lado da piscina. Há ainda o auditório com capacidade para 80 pessoas para os congressos e reuniões empresariais.

Possui estacionamento e estrutura de primeira qualidade. São três tipos de apartamentos, Frente Mar - no prédio principal - e Standard e Standard com varanda - no anexo -, para os hóspedes escolherem o que melhor atender suas necessidades e demandas. O hotel está situado muito próximo do centro de São Sebastião, a apenas dez minutos de caminhada, perto de todo o comércio e demais atividades culturais da cidade. 

Mais do Porto Grande Hotel & Convention

O Porto Grande Hotel & Convention apresenta acomodações raras, belas e decoradas que têm o charme do estilo colonial aliado à localização, à área verde de frente para o canal de São Sebastião e pé na areia. É um dos mais tradicionais hotéis de São Sebastião e oferece ao hóspede um enorme jardim, com espaço gastronômico, quiosque na piscina e uma gigantesca área verde própria de 4000 metros, que dá a sensação de estar em uma casa de veraneio. Alguns quartos possuem área de estar, que permite uma estadia relaxante, elevando ainda mais o prazer da hospedagem. O hotel está situado na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1.440, na praia de Porto Grande, São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também