• terça-feira, 14 de agosto de 2018
  • 07:18 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cultura

31/5/2018 às 17h12

Fim de semana prolongado no Sesc Thermas tem mistura de samba, forró e tropicália

Além de shows musicais, programação ainda promove espetáculo teatral, oficina e aula aberta de ioga. Todas atividades são gratuitas

 (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

O fim de semana prolongado por conta do feriado de Corpus Christi chegou e, com ele, uma série de atividades promovidas pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente. Para não deixar ninguém parado no feriadão, a cantora Elly Guimarães, conhecida no circuito do samba de Presidente Prudente e região por sua voz potente, sobe ao palco da área de convivência nesta quinta (31/5 – feriado), a partir das 16h. A entrada é livre.

Para quem quer se entreter com outras atividades no feriado, há uma contação de histórias feita pela dupla Sula e Sandra, de Presidente Prudente (SP), a partir das 15h.

A música continua dominando a programação. Na sexta-feira (1°), a paraibana Sandra Belê abre mais uma edição do Rastasandália, projeto que celebra a cultura nordestina unindo diversas linguagens artísticas como teatro, música, dança, literatura, culinária e muito mais. O show começa às 20h30, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes da apresentação, na Central de Atendimento do Sesc. A voz da cantora, herdeira e defensora da tradição do forró nas festas juninas, entrelaça temas e ritmos do Nordeste, num bordado único e delicado.

Outro projeto musical, o Múltiplos Sons, neste mês, faz um recorte e apresenta bandas e artistas que homenageiam ou se espelham na Tropicália, movimento cultural que revolucionou a produção artística no Brasil, no final dos anos 1960, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. O cantor Dani Andrade estreia a série de shows do especial, no sábado (2), a partir das 16h, com entrada livre.

Com arranjos modernos e influências da música brasileira e mundial, o repertório da apresentação conta com composições de Tom Zé, Os Mutantes, Novos Baianos, Waly Salomão, Jorge Mautner, Jorge Bem, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros.

Nascido em São Paulo, filho de uma pernambucana e um mineiro, Daniel Andrade transita do regionalismo musical brasileiro ao universo pop mundial. Suas influências mesclam ritmos e harmonias diversificados, produzindo novas estéticas e combinações.

Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock mais bossa nova, mais samba, mais rumba, mais bolero, mais baião. Sua atuação quebrou as rígidas barreiras que permaneciam no país como o pop x folclore, alta cultura x cultura de massa, tradição x vanguarda. Essa ruptura estratégica aprofundou o contato com formas populares, ao mesmo tempo em que assumiu atitudes experimentais para a época.

A programação de fim de semana ainda oferece, no domingo (3), a partir das 10h, uma aula aberta de ioga. O público pode experimentar um pouco da prática indiana que busca o equilíbrio a partir de exercícios posturais e de respiração, mesclando tonicidade muscular e relaxamento.

CRIANÇAS

Na tarde de domingo, às 15h, o projeto Arte em Cena recebe a companhia paulistana Teatro de Gaia. O grupo apresenta às crianças o espetáculo O Chapéu Vermelho, uma releitura bem-humorada do original “Le Petit Capot Rouge”, escrito por Charles Perrault, em 1967.

A trama se desenrola com a história do menino conhecido como Chapeuzinho Vermelho. Cansado de ter que ir a pé para a casa de sua avó todos os dias, o garoto decide vender limonada para comprar um cavalinho e assim facilitar sua viagem para a casa da velhinha. Porém, o que ele não esperava, era o encontro inesperado com o terrível Lobo Mau, que utiliza de uma porção de disfarces tentando enganar o pobre menino para abocanhar a vovó.

Se na história original, Perrault pretendia alertar as crianças contra o perigo de falar com pessoas estranhas, na versão da Cia. Teatro de Gaia é ressaltado o quão atentos devemos estar com tudo o que ocorre ao nosso redor e, de quebra, mostrar o valor da amizade.

A criançada ainda pode curtir a oficina Disputa Ninja, logo após o espetáculo, às 16h. Com o educador de tecnologias e artes do Sesc Thermas, Leandro Mariano, as crianças aprendem a construir bonecos ninjas articulados a partir de saquinhos de papel, podendo desafiar seus colegas. As inscrições são gratuitas e feitas na Central de Atendimento, com vagas limitadas.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

 

Múltiplos Sons – Show ‘Elly Guimarães’

Dia 31 de maio, quinta-feira, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show ‘Dani Andrade’

Dia 2 de junho, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Aula Aberta – Ioga Para Todos

Com os instrutores de atividades físico-esportivas do Sesc Thermas.

Dia 3 de junho, domingo, às 10h.

No Quintal Esportivo do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Arte em Cena – Espetáculo ‘O Chapéu Vermelho’

Com a Cia. Teatro de Gaia, de São Paulo (SP).

Dia 3 de junho, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Disputa Ninja’

Com o educador de tecnologias e artes do Sesc Thermas.

Dia 3 de junho, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.

Outras Imagens:

  •  (Foto: Divulgação)
  •  (Foto: Divulgação)
  •  (Foto: Divulgação)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também