• quinta-feira, 21 de junho de 2018
  • 03:17 Icone do tempo--ºC / --ºC

Turismo

3/6/2018 às 11h40

Turismo impulsiona desenvolvimento econômico e social em SP

Com a criação, em 2016, da lei estadual que instituiu a categoria Municípios de Interesse Turístico, o Estado de São Paulo buscou oferecer melhores condições para incrementar o turismo em diversas cidades. Hoje são 70 cidades com essa classificação no território paulista, que podem ser destacados como Turísticas, Climáticas e Hidrominerais.

Outras 140 estão aptas a integrar essa classificação, pois têm condições e características para acolher bem o turista, com infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo a legislação específica e pré-requisitos para a qualificação.

O turismo foi responsável por 10% de toda a arrecadação estadual nos últimos anos e está trazendo cada vez mais oportunidades de renda para diversas atividades dos municípios, contribuindo para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo.

Através da iniciativa, as cidades oficializadas como MIT passam a contar com recursos no valor de R$ 600 mil, do governo do Estado, para investimentos em infraestrutura turística, ampliando e fortalecendo as atividades econômicas da região.

Para participar, os municípios devem ter potencial turístico e possuir Conselho Municipal de Turismo; serviço médico emergencial; meios de hospedagem; serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo; expressivos atrativos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

São Paulo possui mais de 40 milhões de pessoas que viajam dentro do seu território, sendo boa parte composta pelos próprios paulistas, que viajam a trabalho, lazer, estudo, entre outros motivos.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também