• terça-feira, 19 de junho de 2018
  • 13:39 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

6/6/2018 às 17h18

Soluço pode ser grave e indicar até distúrbio neurológico: quando devo me preocupar?

 (Foto: SANKALPMAYA / ISTOCK) (Foto: SANKALPMAYA / ISTOCK)

Aparentemente banal e inofensivo, uma crise de soluços pode ser bastante incômoda e constrangedora, mas, em alguns casos, pode também ser indício de algum distúrbio neurológico grave e que merece cuidados médicos.

O soluço ocorre quando há contratura ou espasmo do diafragma, músculo localizado abaixo do pulmão que é responsável pela respiração, que faz com que o ar vá para o estômago, em vez dos pulmões. Ao ser expulso pelo órgão, produz então o barulhinho involuntário.

Quando uma crise de soluço pode ser grave

Pouca gente sabe, mas doenças neurológicas, ou seja, que afetam o sistema nervoso central, podem causar soluços por terem impacto no bulbo, parte do cérebro que estimula o diafragma. Meningite, tumores e até mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC) estão entre algumas das condições mais sérias.

 

Além das doenças neurológicas, as crises de soluço duradouras e frequentes podem aparecer em casos de refluxo e complicações no fígado e nos rins.

Marque uma consulta com um médico se os seus soluços durarem mais de 48 horas ou se forem tão intensos a ponto de causarem problemas para comer, dormir ou respirar.

Sintomas e significados

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também