• segunda-feira, 15 de outubro de 2018
  • 06:26 Icone do tempo--ºC / --ºC

Economia

6/6/2018 às 17h29

Paralisação dos caminhoneiros derruba a atividade do comércio em maio, aponta Serasa Experian

Veículos e combustíveis foram os setores mais atingidos; mesmo assim, o acumulado do ano registra expansão de 6,3%

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país recuou 2,2% em maio/18 na comparação com abril/18, quando efetuados os devidos ajustes sazonais. Foi o pior resultado mensal do ano até agora. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (maio/17), a atividade varejista cresceu 2,7%, a alta interanual mais fraca deste ano. Mesmo assim, o acumulado do ano até maio/18 registra expansão de 6,3% da atividade do varejo.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o resultado adverso da atividade do comércio em maio/18 deveu-se aos impactos negativos ocasionados pela paralisação dos caminhoneiros que perdurou por 11 dias durante o mês passado, encerrando-se no dia 31.

O recuo da atividade varejista em maio/18 na comparação mensal, isto é, contra abril de 2018, deu-se em praticamente em todos os setores varejistas (com exceção do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios que subiu 0,1%), com destaque para o recuo de 10,3% no segmento de veículos, motos, peças e acessórios; e de 6,5% em combustíveis e lubrificantes. Além destes, maio de 2018 registrou variações de -1,0% em material de construção; -0,5% em móveis, eletroeletrônicos e informática; e -0,1% em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

No acumulado do ano até maio de 2018, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado: 14,3%. O segmento de veículos, motos e peças registrou alta interanual acumulada de 3,8%. No campo negativo temos o ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (queda de 0,9%), além de recuos de 7,8% no segmento de combustíveis e lubrificantes, de 2,2% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 5,9% em materiais de construção, sempre quando comparados com os primeiros cinco meses do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em

https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

 

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa eTwitter @SerasaImprensa

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também