• quinta-feira, 21 de junho de 2018
  • 03:33 Icone do tempo--ºC / --ºC

Educação

12/6/2018 às 04h50

Passeata dos alunos da Instituição Novo Amanhecer lembra a importância do combate ao trabalho infantil

Alunos durante passeata no centro em Dracena, a data marca a luta pelos direitos das crianças e adolescentes  (Foto: Lucas Mello/JR) Alunos durante passeata no centro em Dracena, a data marca a luta pelos direitos das crianças e adolescentes (Foto: Lucas Mello/JR)

Hoje, 12 de junho, é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, com o objetivo de convocar a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

Para marcar a data, cerca de 140 alunos do Programa de Qualificação de Aprendizagem (PQA), amparado pela Lei de Aprendizagem, da Instituição Novo Amanhecer (INA), professores estudantes da EE Profª Julieta Guedes de Mendonça realizaram passeata com faixas e entregaram folhetos informativos para chamar a atenção da população. Os participantes saíram da entidade, percorreram as avenidas Rui Barbosa, Presidente Vargas e Presidente Roosevelt até retornarem, parando na praça Arthur Pagnozzi. Todos os anos a atividade é realizada pela INA.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibido qualquer trabalho aos menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Adolescentes acima de 14 anos podem trabalhar como aprendizes, desde que tenham carga horária reduzida para não prejudicar o desempenho escolar.

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM (PQA) – Os jovens que participam do PQA têm atividade teórica uma vez por semana na instituição e os outros quatro dias desenvolvem atividades práticas na empresa parceira.  O contrato com a empresa parceira tem duração de 15 meses e as aulas teóricas são voltadas para os cursos de aprendizagem de assistente de escritório, aprendizagem de assistente de vendas, aprendizagem repositor de mercadorias.

 

 

Outras Imagens:

  •  (Foto: Lucas Mello/JR)
  •  (Foto: Lucas Mello/JR)
  •  (Foto: Lucas Mello/JR)
  •  (Foto: Lucas Mello/JR)
  •  (Foto: Lucas Mello/JR)
  •  (Foto: Lucas Mello/JR)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também