• domingo, 22 de julho de 2018
  • 21:08 Icone do tempo--ºC / --ºC

Especial

3/7/2018 às 07h30

Homenagem aos Bombeiros. Sinval: o pai de todos

O subtenente Sinval com os filhos: soldado Leonardo e a pequena Emanuelle  (Foto: Lucas Mello/JR) O subtenente Sinval com os filhos: soldado Leonardo e a pequena Emanuelle (Foto: Lucas Mello/JR)

Descrever a experiência referente aos quase 30 anos de carreira no Corpo de Bombeiros de Dracena do subtenente PM Sinval em poucas linhas seria impossível. Mas, a data especial: Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorada ontem, 2, permite a homenagem ao Pai de todos, forma como o capitão PM Pavesi se referiu ao subtenente no dia da solenidade comemorativa aos 40 anos de instalação do grupamento uma vez que ele é o bombeiro com “mais experiência” ainda  em atuação. Sinval da Silva deve se aposentar no próximo ano.

Natural de Adamantina, com família em Junqueirópolis, Sinval cursou Ciências Contábeis em Lucélia e as histórias contadas pelo primo que morava no litoral e era bombeiro chamavam muito a atenção do jovem estudante. Aprovado na Escola Superior de Soldados no final dos anos 80, foi para São Paulo estudar e seguiu fazendo cursos e conquistando promoções até se tornar subtenente e instrutor da Escola de Soldados em Junqueirópolis.

Atuando no Corpo de Bombeiros de Dracena, desde 1990, sempre na parte operacional, atendendo centenas de ocorrências, atendendo a população da cidade e dos municípios vizinhos, Sinval, ou melhor, o amor de Sinval pela profissão tem sido fonte de inspiração para quem o conhece. Desde as conversas informais que inspiram jovens a seguir a carreira de bombeiro até mesmo a moradora do Jardim Brasilândia que teve o parto feito pelos bombeiros na década de 90 e batizou o filho com o nome dele. “Ser bombeiro é antes de tudo ser profissional. Você aprende a ser profissional, a própria experiência te deixa experiente. Você aplica na prática o que aprendeu na teoria. Sempre vai ter alguém mais experiente que você e nenhuma ocorrência é igual a outra”, revela.

Santo de casa faz milagre, sim. Sinval também inspirou também os filhos na escolha da profissão. O soldado PM Leonardo, também é bombeiro e atua no grupamento local e o filho Henrique também escolheu ser bombeiro e está estudando para isso. A filha mais velha, Ani Keller não seguiu os passos do pai, já a pequena Emanuelle que irá completar três meses no próximo dia 19 terá bastante tempo para escolher.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também