• domingo, 22 de julho de 2018
  • 20:48 Icone do tempo--ºC / --ºC

Educação

8/7/2018 às 18h00

Veja 5 dicas para ir mais rápido e bem na prova do ENEM

Faltam 4 meses para o Exame Nacional do Ensino Médio  (Foto: Divulgação) Faltam 4 meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Foto: Divulgação)

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou uma prova muito importante para a maioria dos jovens do país porque pode abrir portas para as Universidades e Centros Tecnológicos com bolsas e financiamento de estudos. E para conseguir isso é preciso ter uma boa pontuação. O intrincado desse cenário é que muitos estudantes se preparam, mas acabam indo mal devido ao tempo destinados ao dois dias de prova. Cada questão tem menos de 3 minutos para ser resolvida.

Se você já está se preparando para o ENEM que acontecerá em Novembro deve ter lido eou ouvido os relatos de quem já fez a prova quanto ao tempo destinado. Ano passado foi recorde de reclamações dos estudantes principalmente sobre o segundo dia dos testes de exatas. Os alunos tinham apenas 4 horas e meia para resolver as questões e passar tudo para o gabarito.

Os organizadores do ENEM ouviram os alunos e por isso o período para concluir a prova no segundo dia, 11 de Novembro, foi para 5 horas no total. O tempo para concluir os testes do primeiro dia do ENEM, 04 de Novembro, permanece o mesmo. De 5 horas e meia. Nesse primeiro dia entram os temas de linguagem, redação, humanas e língua estrangeira.

O exame é longo e competitivo e é corrigido pelo método TRI (Teoria de Resposta ao Item), ou seja a pontuação não se baseia apenas no número de respostas corretas. O método utiliza da seguinte lógica, as questões mais fáceis tem um peso menor do que as difíceis, porém errar as mais fáceis prejudicará o aluno(a) na contagem dos pontos finais. Assim, a primeira dica é ser atento nas perguntas que parecem serem simples.

Para ajudar você na prova do ENEM a ir mais rápido e assertivo no teste seguem 5 dicas do especialista em educação da Minds Idiomas, Fabiano Castro, para colocar em prática hoje:

1) Não siga a ordem da prova

É isso mesmo! Ao pegar a prova nas mãos folheie e veja onde estão as matérias que você tem mais afinidade. Comece por essas disciplinas e responda as questões mais fáceis. No início da prova estamos com a cabeça mais livre e você já garante esses pontos na contagem final. Se você tem facilidade com inglês comece por essa disciplina, caso seja matemática já inicie os cálculos, e por aí vai.

2) Dê atenção especial para a redação

A redação é o único item da prova que não é corrigido TRI e sim por docentes. Ou seja, você tem a chance de chegar a pontuação máxima 1000. Para ganhar tempo, leia o tema da redação e separe ao lado do espaço destinado para escrever o seu texto, um "Box" com palavras-chaves. Faça isso em lápis para que consiga apagar depois. Olhando as palavras ficará mais fácil montar a sua redação com mais agilidade.

3) Interpretação de textos não é só na prova de português

Sim! Nos testes de cálculo muitas questões podem ser resolvidas pela lógica desde que empreguemos uma boa intepretação do que está posto no enunciado. Logo, se prepare nesses meses que antecede o ENEM e pratique a leitura dinâmica de textos variados. Dessa forma, você ganhara tempo nos enunciados.

4) Marque um X nas questões que não sabe ou está em dúvida

Isso é, caso esteja confuso quanto uma pergunta não perca tempo. Continue fazendo a prova e volte para ela depois. Para não se perder: marque um X a lado do número da pergunta. E lembre-se de responde-la depois mesmo que seja "chutando". O método TRI considera como errado uma pergunta sem resposta.

5) Dedique pelo menos 40 minutos ao gabarito

Muitos especialistas falam em meia hora, mas o gabarito é o momento mais importante da prova e caso você erre nesse momento de nada vai ter adiantado ter se dedicado tanto. Logo, preencha com calma e reveja antes de entregar. 40 minutos são suficientes.

 

 

 

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também