• domingo, 22 de julho de 2018
  • 20:51 Icone do tempo--ºC / --ºC

Educação

10/7/2018 às 10h32

Da cozinha ao futebol: veja 5 dicas para aprender Matemática de forma divertida

Secretaria da Educação de São Paulo reuniu atividades simples e que utilizam a tabuada, métrica, frações e ângulos

Os números fazem parte do nosso dia a dia. Para ver as horas, contar o dinheiro do bolso e até calcular o tempo entre a casa e a escola. Sabendo disso, a Secretaria da Educação de São Paulo reuniu uma série de atividades para aproximar crianças da Matemática nestas férias. A ideia é aproveitar situações simples como ir à feira, preparar almoço ou mesmo assistir a um filme para aprender mais sobre a disciplina.

Feira e supermercado

Na hora de ir ao mercado ou à feira livre leve junto caderno e lápis. A ideia é que eles façam anotações e ajudem a comparar os preços dos produtos. O ambiente também é ideal para ensinar a leitura de quilogramas, litros e metros. Deixei que a criança veja o resultado na balança, por exemplo. No caixa, se o pagamento for em dinheiro, peça para conferir o troco.

Cinema e música

Alguns filmes também trazem a Matemática como tema central. É o caso de Mentes que Brilham,A Corrente do Bem Uma Mente Brilhante. Esse último narra a vida do famoso matemático John Forbes Nash. A disciplina também foi citada em música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Os Números, de Raul Seixas.

Esportes

Para quem curte esporte, o futebol (e a Copa do Mundo) é uma ótima fonte de aprendizado da Matemática. Sugira uma pesquisa sobre as dimensões da área do campo, a velocidade da bola, os quilômetros percorridos por cada time, a capacidade limite das arquibancadas, entre outros pontos.

Cozinha

Se a criança gosta de se aventurar na cozinha, a dica é colocar a mão na massa. Para não errar e fazer uma receita deliciosa, explique a importância das frações e medidas. Outra ideia é conduzir a leitura dos rótulos e checar a quantidade (em porcentagem) de sódio, açúcar, calorias, gordura e por aí vai.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também