• segunda-feira, 23 de julho de 2018
  • 03:06 Icone do tempo--ºC / --ºC

Meio Ambiente / Tempo

11/7/2018 às 06h00

Dracena está há quase três meses sem chuvas

De acordo com os dados da CATI-regional de Dracena, a última chuva registrada, na Cidade Milagre, foi no dia 16 de abril, 44 milímetros, no acumulado do mês foram 52 milímetros

As pastagens são as mais prejudicas pela seca (Foto: Lucas Mello/JR) As pastagens são as mais prejudicas pela seca (Foto: Lucas Mello/JR)

Tempo seco e sem previsão de chuva. É o que os moradores de Dracena e região vêm enfrentando desde o mês de abril. De acordo com os dados da CATI-regional de Dracena, a última chuva registrada, na Cidade Milagre, foi no dia 16 de abril, 44 milímetros, no acumulado do mês foram 52 milímetros. Em maio, o total do mês foi de 10 mm e junho terminou sem nenhum chuvisco. No mesmo período, no ano passado, foram registrados 144 mm em abril; 149 mm em maio e 56 mm em junho.

Do início do ano até o dia 30 de junho, foram registrados 603 mm, no mesmo período no ano passado, foram 957 mm, segundo os dados da CATI – regional. A média histórica anual de chuvas no município é de 1.347 mm, já a média histórica no primeiro semestre é de 755 mm. A instituição possui dados da medição de índice pluviométrico no município desde 1953.

Para o diretor da CATI-regional de Dracena, Luis Alberto Pelozo, este ano tem se mostrado crítico uma vez que o período de estiagem geralmente começa nos meses de junho, julho, algumas vezes em agosto, comparado aos anos anteriores. Além disso, o período com grande incidência de chuvas começa a partir de outubro no município, também comparado aos anos anteriores.

Pelozo explicou que a produção de várias culturas na região sofrerá os efeitos da seca, principalmente as pastagens, em termos da produção de leite e de gado de corte; a safra da cana-de-açúcar e a colheita do urucum. Por outro lado, a estiagem irá beneficiar a produção das mangueira e não afetará a produção de hortaliças e de uvas, que são culturas irrigadas.

TEMPERATURA - Desde a noite do último domingo, 8, os moradores de Dracena e região puderam sentir a queda nas temperaturas, que devem continuar amenas nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão do tempo hoje é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, noite com muitas nuvens. A temperatura mínima será 7 °C e a máxima 22°C. A probabilidade de chuva é de apenas 5%.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também