• sexta-feira, 20 de julho de 2018
  • 13:40 Icone do tempo--ºC / --ºC

Economia

12/7/2018 às 06h04

Tempo seco afeta pastagem e produções de leite e derivados caem em até 50% nos laticínios

Segundo a presidente da Associação dos Produtores Rurais de Dracena (APRD), Gislaine Oliveira dos Santos Gomes, com a falta de chuvas no campo, os produtores de leite estão com dificuldades para alimentar o rebanho de gado

Pastagem está bem prejudicada com a falta de chuvas; queda de produção do leite no campo é sentida pelos laticínios (Foto: Lucas Mello/JR) Pastagem está bem prejudicada com a falta de chuvas; queda de produção do leite no campo é sentida pelos laticínios (Foto: Lucas Mello/JR)

Há quase três meses sem chuvas registradas em Dracena e região, a paisagem na área rural tem apresentado aspectos de “semiárido”, com a pastagem seca e queimada. Neste período de estiagem, os produtores de leite enfrentam dificuldades para alimentar os rebanhos de gado, surtindo efeito na queda da produção diária. Em virtude disso, os laticínios também sofrem com a produção do leite e seus derivados.

Segundo a presidente da Associação dos Produtores Rurais de Dracena (APRD), Gislaine Oliveira dos Santos Gomes, a produção diária dos 43 cooperadores da cidade e região está prejudicada em virtude da pastagem seca no campo. Ainda segundo ela, os produtores de leite estão com dificuldades para alimentar o rebanho de gado. “Neste período o produtor tem um déficit na produção do leite, pois ele precisa comprar outros insumos alimentícios e às vezes acaba saindo mais caro”, disse Gislaine.

Ainda segundo ela, nesta época de estiagem, o leite que é captado dos cooperadores da Associação para a produção no laticínio acaba caindo em quantidade. “O volume mensal de um período comum é em torno de 160 mil litros e no tempo de seca cai em média 40%”.

Gislaine disse que o laticínio da Associação produz leite pasteurizado com embalagem de 1 litro para revender nas escolas e unidades prisionais de Dracena e região.

Conforme a presidente da APRD, dos 43 produtores de leite da Associação cerca de 90% depende da renda do leite para sustentarem as famílias.

O proprietário de um laticínio na cidade, Hélio Trevisan, também não está nada satifesto com o tempo seco. “Está bem baixa a produção de leite. Houve uma queda de 50%. Desde 2013 não havia um período tão longo de estiagem.”

Ainda segundo ele, cerca de 200 produtores de leite de Dracena e região fornecem o produto ao laticínio para a fabricação de derivados como: queijos, parmesão, manteiga, mussarela e bebidas lácteas.

“Em período comum (sem estiagem), a produção diária de leite é de 50 mil litros, agora caiu para a metade”, disse Hélio.

Ele falou que os produtores de leite têm enfrentado dificuldades para extrair a produção no campo, as vacas leiteiras têm produzido em poucas quantidades. “Muitos não têm condições financeiras de tratar o gado com insumos alimentícios, sem ser a pastagem do campo. E isso acaba encarecendo os custos”

Outras Imagens:

  •  (Foto: Lucas Mello/JR)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também