• sábado, 20 de outubro de 2018
  • 23:36 Icone do tempo--ºC / --ºC

Turismo

13/7/2018 às 16h00

Peregrinos apontam as preferências em destinos religiosos

Os dez locais com maior preferência para visitação na Terra Santa, segundo pesquisa realizada com peregrinos que já participaram de grupos organizados pela Sacratour, especializada em turismo religioso, tem algo em comum além de fazerem parte do mesmo destino religioso: "São os que possuem maior relação com os textos bíblicos do Novo Testamento e os mais trabalhados pela liturgia católica e pela catequese", explica Larissa Calsavara, sócia-diretora da Sacratour. A amostra abrangeu 60% dos peregrinos que viajaram com a empresa de 2014 até maio de 2018. 

O Rio Jordão, onde João Batista batizou Jesus, entre Jordânia e Israel, foi o campeão, com 71,7% das preferências, seguido do Santo Sepulcro, local em Jerusalém onde Jesus foi embalsamado e enterrado, ressuscitando em seguida, com 70,8%, e do Mar da Galileia, em Israel, sede de diversos milagres, com 70,4%. 

Divulgação
Divulgação
 
 

A Basílica da Anunciação, local em Nazaré (Israel) onde Maria recebeu a visita do anjo Gabriel, é a quarta em preferência com 69,2%. O Monte das Oliveiras, onde Jesus subia para rezar em Jerusalém e a Basílica da Natividade, igreja cristã mais antiga do mundo construída sobre a gruta onde Jesus nasceu, em Belém, na Palestina, receberam o mesmo percentual: 68,7%. 

Divulgação
Divulgação

Na sequência vêm Mar Morto, na divisa entre Jordânia e Israel, com 57,8%; Igreja das Nações, também conhecida como Basílica da Agonia, construída sobre a rocha em que Jesus orou em Jerusalém antes da sua prisão, com 56,1%; Via Sacra, caminho que Jesus percorreu por Jerusalém até o calvário, com 52,3%; e Igreja Primado de Pedro, lugar na Galileia da confirmação de São Pedro, com 49,7%. 

Divulgação
Divulgação

"Entendemos que as pessoas que vão a Terra Santa sonham com a chegada em Jerusalém, afinal foi lá onde aconteceu toda a história de salvação com a ressurreição de Jesus. Mas, ao longo da viagem, os peregrinos percebem as marcas de Jesus na região da Galileia, por onde Ele viveu sua vida pública dos 30 aos 33 anos curando e mostrando aos que ali viviam sua fé. Por isso, entendemos que vários dos lugaresdestacados na pesquisa se referem à esta região, já que é impossível passar pela Galileia e não sentir a presença de Jesus", destaca Larissa. 

Divulgação
Divulgação

Em 2019, durante o período da Quaresma, de 24 de março a 05 de abril, a Sacratour levará peregrinos para Egito e Israel, na Terra Santa, em um roteiro diferente que contará com a presença do cantor católico Eugênio Jorge. "Vamos visitar diversos locais sagrados que encontram referência na espiritualidade do repertório de Eugênio, evidenciada na letra de uma de suas principais canções que será o tema do nosso roteiro: "Ninguém te ama como eu", destacou Larissa. 

Divulgação
Divulgação

OS LOCAIS PREFERIDOS DOS PEREGRINOS NA TERRA SANTA: 

Rio Jordão: 71,73% 

Santo Sepulcro: 70,89% 

Mar da Galileia: 70,46% 

Basílica de Anunciação: 69,20% 

Monte das Oliveiras: 68,78% 

Basílica da Natividade: 68,78% 

Mar Morto: 57,81% 

Igreja das Nações: 56,12% 

Via Sacra: 52,32% 

Igreja Primado de Pedro: 49,79%

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também