• quarta-feira, 15 de agosto de 2018
  • 23:18 Icone do tempo--ºC / --ºC

Região / Santa Mercedes

8/8/2018 às 06h34

Vigilância participa da Semana Nacional de Mobilização e Controle a Leishmaniose Visceral

Coleta realizada pelo veterinário de casa em casa no município (Foto: Divulgação) Coleta realizada pelo veterinário de casa em casa no município (Foto: Divulgação)

A Vigilância de Santa Mercedes intensifica nesta semana – 6 a 10 de agosto - as atividades de orientação e prevenção à Leishmaniose Visceral em diversos setores privados e públicos do município e do distrito de Terra Nova D’Oeste.

O inquérito sorológico canino, que é a atividade de coleta de sangue dos cães para realização de diagnóstico da leishmaniose feita mensalmente quadra por quadra, já é realizado há alguns anos no município. Neste ano já foram coletados 300 cães para diagnóstico e o índice de animais positivos para a doença está em 10%. Em comparação com outros anos, a positividade canina no município está mais baixa.

De acordo com o médico veterinário Renan Regazzo Gimenez, responsável pela realização do inquérito no município, além das atividades do inquérito serem feitas com qualidade e eficiência, existem diversos fatores que explicam a melhora nos índices de cães portadores que são as atividades de orientação executadas por toda equipe de Saúde. Outro fator importante é a limpeza bem executada do serviço de Obras, além da conscientização do morador na limpeza dos quintais e terrenos e autorização da realização do próprio inquérito.

A leishmaniose visceral canina é uma doença grave para os animais. O cão é considerado um importante reservatório do parasita. A doença não é transmitida através de lambidas, mordidas e afagos. O contágio ocorre somente por meio da picada da fêmea infectada do inseto transmissor Lutzomyia longipalpis.

A leishmaniose pode ser transmitida ao ser humano através da picada do mosquito palha contaminado ao picar o cão portador da leishmania e se não for tratada pode levar a óbito 90% dos casos. (Com Prefeitura de Santa Mercedes).

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também