• terça-feira, 16 de outubro de 2018
  • 07:53 Icone do tempo--ºC / --ºC

Segurança

9/8/2018 às 13h56

Lista de nomeações do Governo paulista ignora a Perícia Criminal

 (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)
O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta quinta-feira, nove de agosto, no Diário Oficial (DOESP 09/08/18 – Caderno Poder Executivo, seção II, págs 1 e 3), uma lista de nomeações para diversas carreiras da Polícia Técnico-Científica. Mais uma vez, os peritos criminais ficaram de fora.

Observa-se que, para as demais carreiras, não só houve as nomeações como estão sendo chamados os remanescentes, ou seja, candidatos aprovados além do limite de vagas estipulado no edital.

A demonstração de descaso do Governo de São Paulo para com os peritos criminais é visível e incompreensível, afinal, a principal prejudicada com a falta de efetivo na perícia é a própria sociedade, que espera horas, em incontáveis situações, para que um local de crime seja periciado e o caso possa ser realmente investigado pela Polícia Civil.

Sobrecarregada de serviço e exposta a péssimas condições de trabalho, a perícia criminal paulista precisa ser vista com mais atenção pelo Palácio dos Bandeirantes. A sua defasagem acarreta prejuízo ao processo-crime, pois o laudo é peça fundamental ao inquérito e ao processo judicial, pode levar à elucidação de um crime e manter ou não o encarceramento de um culpado ou de um inocente.

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) tem pressionado e cobrado insistentemente a convocação de peritos criminais para suprir o grave déficit de 31% do efetivo no Estado, o equivalente a 538 profissionais. No entanto, a Perícia Criminal continua sendo deixada para depois.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também