• quarta-feira, 15 de agosto de 2018
  • 23:22 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

9/8/2018 às 16h57

Varizes: saiba mais sobre a doença e período ideal para o tratamento

Além da questão estética e dor, se não tratadas, as varizes podem causar complicações ao paciente como lesões de pele, manchas e úlcera (ferida)

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as varizes atingem cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Além da questão estética e dor, se não tratadas, as varizes podem causar complicações ao paciente como lesões de pele, manchas e úlcera (ferida).

Uma curiosidade que nem todos sabem é que o inverno é o período ideal para tratar as varizes e os vasinhos, já que a exposição ao sol não é recomendada durante o tratamento.

De acordo com o médico vascular do Hospital Dom Alvarenga, Dr. Fábio Cândido Gonçalves de Campos, no inverno o paciente corre menor risco de se expor ao sol já que opta por usar roupas mais longas. Com isso, as pernas ficam mais cobertas e protegidas resultando em uma boa recuperação. Outra vantagem é quando o tratamento exige o uso de meias elásticas de compressão – a época mais fria facilita o uso.

Sobre os sintomas, o especialista ressalta que os mais comuns são: dor, sensação de peso, cansaço e queimação. “Lembrando que a pessoa não acorda com a dor, ela passa a ter esse sintoma ao longo do dia”, explica.

Dr. Fábio conta que existem dois tipos de tratamentos: o clínico e cirúrgico. O clínico pode ser feito por meio de medicação, meia elástica e exercícios físicos. Já o cirúrgico pode ser convencional ou endovascular, que é realizado por meio de laser ou radiofrequência.

O especialista reforça, ainda, que a melhor forma de prevenir o problema é cuidar da saúde mantendo um bom peso, praticando exercícios físicos e, em certos casos, usando a meia elástica de compressão de acordo com recomendação médica.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também