• terça-feira, 23 de outubro de 2018
  • 22:27 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cultura

6/9/2018 às 10h37

Sesc Thermas oferece oficina gratuita de desenho realista

Ministrada pelo ilustrador prudentino Carlos Cristiano Barbosa, atividade ocorre nos feriados do dia 7 e 14/9. Inscrições são feitas na Central de Atendimento

Desenho realista  (Foto: Carlos Cristiano Barbosa) Desenho realista (Foto: Carlos Cristiano Barbosa)

É inegável que existem pessoas que já mostram habilidades artísticas desde cedo. Para alguns se trata de dom, mas é fato que tais habilidades podem ser desenvolvidas com o conhecimento e aprendizado. Por isto, oSesc Thermas de Presidente Prudente oferece uma oportunidade para quem deseja aprender a desenhar, com a oficina de Desenho Realista, que tem início no feriado desta sexta-feira (7), às 10h. As inscrições estão abertas e são feitas na Central de Atendimento do Sesc.

Quem comanda a aula, que continua no próximo dia 14/9 (feriado municipal), é o ilustrador prudentino Carlos Cristiano Barbosa. Ele lidera o encontro para o desenvolvimento da técnica de desenho realista com o uso da caneta esferográfica.

Ilustrador há mais de 20 anos, o prudentino explica a diferença que considera mais importante entre o desenho com lápis e o com a caneta. “Com o lápis, chegamos a uma maior perfeição em acabamento, preenchimento e sombras. A caneta não foi feita para desenhar. O que me encanta e me faz realizar trabalhos usando este material é justamente seu efeito visual”, destaca.

Com os métodos ministrados nas aulas, os participantes podem produzir caricaturas, protótipos de carros, objetos e personagens, a partir de pequenos pontos na folha. Carlos ainda destaca a base de conteúdos passados aos alunos.

“Serão ensinadas técnicas simples de construção de esboço, preenchimento com sombreamento, técnicas de luz e sombra de acordo com a perspectiva, texturas de pele e brilho, acabamento e arte finalização”, aponta.

Para o ilustrador, que tem influências de artistas como o brasileiro Maurício de Souza (Turma da Mônica) e o japonês Katsuhiro Otomo (mangá Akira), o principal obstáculo para os iniciantes no desenho é a falta de confiança. “Pois é natural se comparar a quem já desenha, o que dá certo acanhamento e muitas vezes se pensa que não conseguirá. Mas deve-se levar em conta o estilo, pois desenho é pessoal. Além disso, com a repetição se chega à perfeição, e é fundamental a busca pelo conhecimento”, complementa.

A oficina é mais uma das atividades do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, o ETA, que oferece diversos cursos livre e oficinas com inscrições gratuitas, visando promover a experimentação de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, além de estimular o potencial criativo e inventivo dos participantes.

Mulheres e as Tecnologias

O Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc (ETA), que já realiza atividades relacionadas à tecnologia e arte para o público em geral durante todo o ano, também recebe neste mês uma programação especial feita por mulheres, destacando o exercício da autonomia feminina.

O projeto em rede As Mulheres e as Tecnologias promove, no Sesc Thermas, a oficina Criação de Móbiles Iluminados, no dia 15/9, sábado, das 10h às 14h30. Destinada para pais e filhos, a aula é comandada pela antropóloga e ilustradora Natália Calamari, de São Paulo (SP).

A partir de kits cortados a laser em MDF e papel, cada criança recebe peças e instruções de montagem da estrutura para construir um móbile iluminado, em que cada peça é uma célula iluminada por luzes LED, semelhantes a um balão. Ao final da atividade, os participantes podem levar seus móbiles iluminados para casa. As inscrições são feitas no local de horário da atividade.

SERVIÇO

 

ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES (ETA)

 

Oficina – Desenho Realista

Turma 1: dia 7, sexta-feira (feriado), às 10h.

Turma 2: dia 14, sexta-feira (feriado), às 14h.

No Espaço de Tecnologias e Artes (ETA).

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento do Sesc. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: a partir de 14 anos.

 

As Mulheres e as Tecnologias – Oficina ‘Criação de Móbiles Iluminados’

Com a antropóloga e ilustradora Natália Calamari, de São Paulo (SP).

Dia 15 de setembro, sábado, das 10h às 14h30 (com intervalo para almoço).

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições no local e horário da atividade.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Outras Imagens:

  •  (Foto: Divulgação)
  •  (Foto: Carlos Cristiano Barbosa)
  •  (Foto: Carlos Cristiano Barbosa)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também