Hoje, 20, às 16h acontece a solenidade que marca a instalação oficial do Núcleo de Mediação Comunitária (Númec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na sede 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena, localizada na rua Monte Castelo, 886, no Centro. Além das autoridades civis e militares de Dracena e da região convidadas, o ato vai contar com a presença do desembargador José Carlos Ferreira Alves. Na sede da Cia. foi montada tenda com mais de 80 cadeiras e palco.

A sala onde vai funcionar o Númec foi totalmente revitalizada e mobiliada para melhor comodidade do público para as audiências de mediação comunitária.

Através de nota, o Setor de Comunicação Social do 25º Batalhão ressalta que com o crescimento vertiginoso da sociedade contemporânea, os conflitos, principalmente aqueles de menor ofensividade, passaram a ter um aumento expressivo e tudo é motivo de descontentamento.

As pessoas se tornaram intolerantes, razão pela qual a comunicação tornou-se desconexa, truncada, passando a reverberar sua completa discórdia.

Neste cenário, a Polícia Militar observou que a Lei de Mediação, como instrumento capaz de dirimir as contendas que chegam ao seu conhecimento, tem o condão de restabelecer a ordem e a paz social. Com o auxílio de técnicas apropriadas, o agente público de segurança atuará como facilitador da comunicação entre as partes.

Segundo a nota, o principal objetivo da mediação de conflitos na Polícia Militar é buscar o restabelecimento do convívio social, principalmente nos casos de ocorrências simples, como por exemplo, a desinteligência, perturbação do sossego público, acidente de trânsito sem vítima, entre outras, as quais, sem a devida importância, podem se tornar ocorrências mais graves.