O Centro Avançado de Técnicas e Imobilizações (CATI) que há 10 anos começou no Espírito Santo e hoje tem sua matriz no Rio de Janeiro, está desenvolvendo em Dracena o curso de Imobilizações e Táticas de Intervenção Prisional. As aulas em duas etapas começaram ontem e terminam na próxima quarta-feira (15), no prédio localizado na rua João Ottoboni, atrás da base da Polícia Rodoviária.

O evento desenvolvido pela CATI, empresa privada, acontece pela primeira vez em Dracena. É uma atividade de capacitação profissional de segurança com abrangência internacional.

O curso é destinado a funcionários que trabalham na área de segurança pública e presídios, mas também podem participar policiais. Participam cerca de 30 pessoas que trabalham em presídios, e, entre eles, estão três diretores de penitenciárias.

Adriano Moreira, diretor operacional da CATI disse que ontem, na primeira parte do curso, levou aos participantes conhecimentos sobre algemação; desarme; resgate; como lidar com entorpecentes, entre outros assuntos. Hoje, o curso vai ensinar sobre intervenção prisional e imobilizações táticas.

Dos participantes do curso em Dracena um é do Rio de Janeiro e os demais de cidades paulistas, entre elas.

Adriano Moreira tem o apoio do médico Flávio Boroti e de instrutores que trabalham em presídios de segurança máxima do estado do Espírito Santo. Ele disse ainda que o CATI ministra o treinamento na Angola, Nasa, Vaticano, Bope (RJ) e na Swat, dos Estados Unidos. Segundo ele, a empresa já ministrou e formou 65 mil alunos em todo o País e no mundo.

Ressaltou também que a aula começa com a preparação física às 8h, e depois segue com a parte teórica e prática das 9 às 20h.

Explicou que após quinze dias do curso realizado o participante recebe um certificado que é reconhecido mundialmente. Quem tiver interesse em participar basta comparecer no prédio localizado na rua João Ottoboni, atrás da base da Polícia Rodoviária. O curso é pago.