Quatro parentes da menina de 11 anos que morreu vítima da nova gripe em Osasco, na Grande São Paulo, apresentaram sintomas da doença. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Carmecy Lopes de Almeida, a avó da menina e três primos dela estão sendo monitorados. Todos passam bem.

Secreções dessas quatro pessoas foram coletadas e encaminhadas para análise. Os exames, porém, ainda não têm data definida para ficar prontos. “Ainda não temos ideia, pois eles serão primeiro passados para a Secretaria da Saúde e, depois, repassados para nós [da Vigilância Epidemiológica de Osasco]”, disse Carmecy.

Além dos parentes com sintomas do vírus, equipes da Vigilância Epidemiológica estão de plantão neste fim de semana fazendo um trabalho de monitoramento com pessoas que tiveram contato mais próximo com a menina.

Funcionários do órgão conversam, diariamente, com colegas de sala de aula da menina e de seu irmão e também com as pessoas que pegaram o mesmo transporte escolar que eles.

De acordo com Carmecy, é passada a orientação para que as pessoas que tiverem febre alta e tosse procurem um serviço de saúde. Segundo ela, vizinhos que não tiveram contato próximo com a garota não precisam se preocupar.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo investiga como a garota foi infectada, já que a família informou que ninguém viajou para o exterior ou teve contato com pessoas que saíram do país. “Não viajamos, não fomos para lugar nenhum. A menina teve um problema no domingo. Na segunda-feira teve uma febre e dessa febre aconteceu o que aconteceu”, disse o tio da garota, Jurandir Pedro Vieira.