O aumento de casos e mortes pela gripe A, mais conhecida como gripe suína, em alguns estados do Brasil e no exterior tem modificado a preferência dos turistas por destinos comuns nesta época do ano. Ao invés de passar os dias aproveitando o clima mais ameno do inverno em viagens a Bariloche (Argentina), Chile ou cidades do Rio Grande do Sul, os consumidores estão optando pelas temperaturas mais elevadas do Nordeste.

Luciano Gerlin da Silva, da agência Luciano Turismo, disse que a Argentina é um dos destinos mais baratos na América do Sul para fazer uma viagem, no entanto, com a nova gripe, roteiros como Bariloche, muito procurado devido ao clima frio e a oportunidade de esquiar, não estão tendo procura. Apesar das operadoras de viagens não fazerem qualquer restrição, Luciano informou que a agência tem indicado outros destinos, no Brasil, como o Nordeste.

A opção tem sido bem aceita pelos turistas, já que as altas temperaturas oferecem menos riscos ao contágio da gripe, mesmo a comum, cujos sintomas podem ser adquiridos mais facilmente no inverno. Luciano ainda destaca que os pacotes para o Nordeste, mesmo em alta temporada, têm tido bons preços, promoções e facilidades de pagamento que constituem atrativos para os turistas não deixarem de viajar.

Janaína Campos Balista, da agência de turismo Exclusiva, também informou um aumento na procura pelas viagens ao Nordeste, principalmente pelo clima. Ela conta que na agência, apesar das desistências por receio da nova gripe, as pessoas não deixaram de procurar por destinos como Gramado, no Rio Grande do Sul. Janaína disse que da mesma maneira como houve desistências do pacote, pessoas ligavam para a agência procurando pelas vagas.

Em Tupi Paulista, na agência Xik Tur, Francisco Caldas disse que alguns destinos bastante procurados no inverno como Bariloche e Buenos Aires (Argentina) não tiveram procura, bem diferente de anos anteriores. Contudo, afirmou que não houve mudanças nos roteiros de viagem e as pessoas continuam procurando por destinos como as Serras Gaúchas (RS) e Foz do Iguaçu (PR).