A agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Dracena avançou mais um passo nos preparativos para o censo demográfico de 2010. Ontem, em reunião na Prefeitura, foi formada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística que terá como função acompanhar os trabalhos locais e incentivar a participação da comunidade para facilitar o recenseamento no próximo ano.

É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e pesquisadores irão embasar seus estudos e ações, permitindo a construção de um futuro melhor. Por isso, a importância das pessoas receberem os recenseadores e prestarem informações precisas.
Na reunião, foram apresentadas as ações em desenvolvimento pelo IBGE local para o Censo 2010 como a preparação da base territorial, com mapas atualizados através de imagens de satélite. Segundo Hélio Rodrigues, diretor do IBGE local, o processo deverá ser concluído até o final de outubro.

Os mapas foram divididos em setores e estarão disponíveis nos computadores utilizados pelos recenseadores, permitindo fácil localização de seu setor para as atividades. O censo começa em agosto de 2010 e a previsão é de que em Dracena, a equipe tenha 9 pessoas no trabalho interno e 47 recenseadores. Serão aplicados dois tipos de questionário, o simplificado e o completo. Uma das novidades é que as pessoas poderão responder ao questionário pela internet.