Ultrapassando a preocupação de entreter os fãs do trance nas pistas de suas edições, o núcleo organizador do festival RESPECT aproveita a fidelidade de seu público pra transmitir mensagens que ampliem a consciência ecológica. Primeiro sinal da Eco-atitude é a troca de latas de alumínio durante o festival, cada lata vai valer 1 real em ficha consumível no posto reciclável ECO-RESPECT.

Além de levar DJs e produtores em destaque da cena brasileira das vertentes do trance, o RESPECT incentiva e divulga projetos que buscam soluções inovadoras de preservação, fontes alternativas de energia e de auto-sustentabilidade. E faz isso aliando-se a projetos artísticos que visam a conscientização para o problema do lixo não-reciclável, que reciclam resíduos e aumentam o seu tempo de vida útil para criar uma outra alternativa de uso: a atmosfera do festival.

Contemplada pelo coletivo de artistas plásticos de “A ILHA”, reúnem em suas obras, materiais pouco convencionais, geralmente descartados por desuso, defeito ou substituído por uma nova tecnologia. Lixo eletrônico em geral como celular, TV, computadores, vídeo-cassete,e até fax faz parte dessa nova percepção, além de porcas, parafusos, tampa de caneta e garrafa, ponta de lápis, moedas, mangueiras e apetrechos enferrujados.

A cenografia do chill out fica por conta da “KUNDALINI ARTE VISIONÁRIA”, focada em bioarquitetura, permacultura, laycras, painéis flúor e exposição de quadros. Todo tipo de material sustentável criando diferentes atmosferas.

O movimento “MUTAÇÃO ARTE” criado na Bahia em 2003 por artistas apaixonados pela natureza e arte-educação, transforma embalagens plásticas (PET) em matéria prima para compor inusitadas esculturas, cenários, decoração temática, performances e oficinas. O trabalho é conhecido por todo o Brasil e já tem olheiros na Espanha e Portugal.

Toda essa iniciativa e criatividade do grupo artístico do festival RESPECT já ganhou participação em importantes eventos de educação ambiental como o VIVA A MATA, que reuniu mais de 75 mil pessoas no Parque do Ibirapuera em São Paulo ano passado.

Dia 15 de agosto é a vez de mostrar em mais uma edição que a criatividade é a chave da vez, e faz da expressão artística uma alternativa de conscientização.

www.respect.art.br