A Secretaria de Estado da Saúde decidiu na tarde de ontem, recomendar às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 (gripe suína), no Estado de São Paulo.

A recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, entre eles, escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades.

A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.

A Secretaria também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirar. É fundamental ainda que pessoas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando.

Até o momento, o Estado de São Paulo registra 27 óbitos de pacientes infectados pelo vírus influenza A.

Ao todo, o País soma 55 óbitos provocados pela nova gripe, sendo 18 no Rio Grande do Sul, quatro no Paraná, 27 em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro. O primeiro caso no Nordeste foi registrado ontem, na Paraíba. Um estudante de enfermagem, de 31 anos, morreu em João Pessoa. Ele estava internado no Hospital Universitário (HU) da capital paraibana e apresentava problemas respiratórios.

REGIÃO – A Divisão Regional de Ensino de Adamantina informou que a medida vale para todas as 34 escolas estaduais dos 22 municípios pertencentes a sua área. Segundo informou Marli Fiorucci, são 24.400 alunos da rede estadual na região que abrange a Divisão Regional de Ensino, e em Dracena, são cerca de 3.700 estudantes, divididos entre as escolas Julieta Guedes de Mendonça, Isac Pereira Garcez, 9 de Julho, Alfredo Machado. Apesar de na cidade não ter nenhum caso confirmado da doença, as escolas estaduais só retornarão as aulas no dia 17 de agosto.

Por outro lado, as escolas particulares como o Anglo retornará suas aulas na próxima sexta-feira, dia 31. Já o Colégio Objetivo, será no dia 3 de agosto. Os cursos do CEP e UME já retomaram as atividades na segunda-feira, dia 27, e a Unifadra será no dia 3
No Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd), as aulas estão previstas para começarem também no dia 3.

REDE MUNICIPAL – As aulas da rede municipal de ensino de Dracena tiveram início na última segunda-feira, informou a diretora geral da Secretaria de Educação, Valéria André da Costa. Ela relatou que são cerca de 3.500 alunos. “Nossas atividades estão sendo realizadas normalmente, tanto nas Emeis quanto na escola técnica e no projeto Criança Feliz, até mesmo porque não temos registros de casos de gripe A em nosso município”, explicou.