A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu, nesta quarta-feira (29), a homologação para a venda do celular iPhone 3GS, da Apple, no Brasil. Segundo a empresa, a nova geração do telefone multimídia — lançada em junho nos EUA — é duas vezes mais rápida que seu antecessor, o iPhone 3G.
Agora, a chegada do modelo ao consumidor brasileiro depende das operadoras. Quando a Apple anunciou a novidade, prometeu o lançamento no Brasil e em outros países para agosto. Procuradas pelo G1, no entanto, Claro, Vivo e Tim não confirmaram a data de lançamento.
Ainda não se sabe o preço dos novos aparelhos no mercado brasileiro. Nos EUA, o 3GS custa entre US$ 199 e US$ 299 (16 GB e 32 GB, respectivamente). No Brasil, o modelo 3G chegou oficialmente às lojas em setembro do ano passado, formando filas nas portas das lojas.
A capacidade de transmissão de dados do novo aparelho é de até 7,2 Mbps (megabits por segundo), contra 3,6 Mbps do iPhone 3G. A câmera do aparelho terá 3 megapixels e capacidade para gravar vídeos. O smartphone também ganhou novo processador e é capaz de carregar programas em metade do tempo de seu antecessor.
Além de fazer ligações via comando de voz, os usuários poderão controlar o iTunes apenas com a fala. O aparelho tem uma bússola digital integrada, para facilitar a localização dos usuários em mapas.