O Ministério da Saúde já tem fechada a compra de 18 milhões de doses da vacina contra a nova gripe com um laboratório do exterior. A informação foi dada nesta segunda-feira (3) pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do ministério, Reinaldo Guimarães.

Segundo ele, um milhão de doses chegarão ao Brasil ainda neste ano e os outros 17 milhões no primeiro trimestre de 2010. Guimarães disse que mais 15 milhões de doses podem ser produzidas caso a Organização Mundial da Saúde autorize diminuir a produção de doses para combate à gripe sazonal.

A vacina, que ainda está em testes, será produzida no exterior e processada pelo Instituto Butantã, de São Paulo. A princípio, segundo Guimarães, está sendo discutido quem será vacinado com as primeiras doses -provavelmente médicos e agentes de saúde que tratem diretamente com pacientes infectados.

As doses não poderão ser comercializadas e deverão entrar no calendário nacional de vacinações, assim como acontece atualmente com a vacina da gripe sazonal.

Distribuição de remédios

O ministro José Gomes Temporão disse que o medicamento Tamiflu só está disponível nos serviços públicos de saúde para evitar uma “corrida às farmácias.”

“Algumas pessoas criticam porque o medicamento não está disponível na farmácia para toda e qualquer pessoa que tiver uma receita médica. [Se fosse assim,] Teríamos uma corrida às farmácias. A população com maior poder aquisitivo -porque o medicamento é caro- compraria o medicamento para estocar e para fazer uso profilático, o que é contraindicado. Teríamos uma forte automedicação. É preciso responsabilidade ao lidar com essa questão”, afirma.

Temporão afirmou também que mulheres grávidas só devem tirar licença do trabalho caso estejam com sintomas da nova gripe – orientação semelhante dada a alunos, professores e funcionários de escolas, que “não devem retornar” às aulas enquanto tiverem sintomas.