Servidores da agência regional do Trabalho e Emprego de Dracena e da gerência regional de Presidente Prudente participaram de reunião com o deputado federal Edson Aparecido para solicitar apoio às reivindicações por melhores condições de trabalho no setor. O encontro ocorreu ontem à tarde, na agência de Dracena.

Silvana Viana Passarelo, da gerência de Presidente Prudente, explicou que a luta dos servidores já é antiga e busca a aprovação de um plano específico de carreira do setor, ação que conta com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego. Porém, ela frisou que a maior dificuldade está na negociação com o Ministério do Planejamento, que não reconhece a necessidade de uma tabela salarial que contemple os interesses dos servidores.

Para pressionar o governo a abrir o processo de negociação, os servidores junto a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) organizaram um Dia Nacional de Luta em que houve a paralisação das atividades por 24 horas em todo o País. Silvana ainda disse que caso as negociações não avancem, nova paralisação deverá ocorrer no dia 14 de agosto e há previsão de início de greve para 16 de setembro.

O deputado Edson Aparecido tomou conhecimento das ações em andamento e afirmou apoiar os servidores para a retomada das negociações. Ele disse que acionará alguns deputados que fazem parte da Comissão de Trabalho da Câmara para agendar audiência com os representantes da categoria e ministros do Trabalho e Planejamento.

Edson também informou que entrará em contato com os ministros Carlos Lupi (Trabalho) e Paulo Bernardo (Planejamento) para verificar qual a situação das negociações e poder retomá-las. O deputado ainda frisou que os servidores também devem continuar com suas ações de luta.