Os estudantes do ensino médio das escolas da rede estadual de São Paulo, com idade entre 16 e 21 anos, dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, podem se inscrever para 3,1 mil vagas de estágio divididas entre o Programa Jovem Cidadão e o recém-lançado Jovem Tec, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Os selecionados pelo Jovem Tec atuarão na área de tecnologia e, antes de iniciar o estágio, serão capacitados por empresas parceiras do programa como Microsoft e Intel.

Ao fim do treinamento, terão conhecimento sobre redes, softwares, sistemas de comunicação, montagem e manutenção de computadores e estarão habilitados para exercer atividades de suporte técnico em informática.

Os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 450 e vão estagiar em unidades da Secretaria Municipal da Educação. Neste ano, serão 200 oportunidades de estágio, que devem atingir 2,5 mil vagas em 2010.

Já os estagiários do Jovem Cidadão serão encaminhados para atuar em diversos setores de empresas privadas parceiras do programa. A bolsa-auxílio é de R$ 314, além de transporte, seguro de vida e seguro contra acidentes pessoais.

Em muitas empresas parceiras o estagiário também tem direito a outros benefícios como cesta básica ou alimentação.

Para se inscrever os alunos devem acessar o site do programa (www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br).

Municípios participantes

Arujá
Barueri
Biritiba Mirim
Caieiras
Cajamar
Carapicuíba
Cotia
Diadema
Embu
Embu-Guaçu
Ferraz de Vasconcelos
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guararema
Guarulhos
Itapecerica da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Jandira
Juquitiba
Mairiporã
Mauá
Mogi das Cruzes
Osasco
Pirapora do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Salesópolis
Santa Isabel
Santana de Parnaíba
Santo André
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Lourenço da Serra
São Paulo
Suzano
Taboão da Serra
Vargem Grande Paulista