A habilidade de localizar, exibir e vender publicidade de alguma forma relacionada aos artigos já faz do Google uma força enorme no ‘mercado das notícias’. Agora é o YouTube que ‘ameaça’ entrar neste jogo.

O site de vídeos, que já se proclama ‘a maior plataforma de notícias do mundo’, criou uma funcionalidade chamada “News Near You” (As Notícias Perto de Você). Por meio dela, o YouTube detecta onde o usuário está geograficamente e exibe uma lista de vídeos relevantes para uma área de até 160 km a sua volta. Com o tempo, isso pode evoluir para um serviço de notícias em vídeo propriamente dito. Já distribui conteúdo regional de dúzias de fontes e promete adicionar milhares de novos ‘fornecedores’.

Na visão do YouTube, o que ele está fazendo é ajudar as estações de TV e parceiros ao criar uma nova fonte de recursos, embora ainda não seja relevante do ponto de vista financeiro. Do lado das TVs, há muita incerteza, segundo reporta o jornal The New York Times. Até agora elas têm sido incapazes de obter ganhos a partir da Internet e temem que o YouTube seja um competidor a mais.

O News Near You começou no 2º trimestre do ano e mais recentemente fez um convite para que todas as 25 mil fontes noticiosas listadas no Google forneçam conteúdo em vídeo. Já fazem parte do cardápio fontes como as agências Reuters e Associated Press e conteúdo do programa ABC News, de uma das gigantes americanas. Até agora, cerca de 200 veículos fecharam acordo com o site para fornecer conteúdo em vídeo em troca de dividir os ganhos obtidos com publicidade nas páginas.