Fazendo parte da programação de festividades comemorativas aos 68 anos de Tupi Paulista, a Esquadrilha da Fumaça faria ontem à tarde, no aeroporto da cidade vizinha, sua 44ª apresentação neste ano.

Os sete aviões que compõem a esquadrilha chegaram pela manhã, no aeroporto de Dracena, onde dezenas de pessoas, e, o prefeito João Ferracini (Tupi Paulista), os aguardavam.

Antes de pousar em Dracena, os integrantes fizeram uma passagem no espaço aéreo tupiense como um convite para a população assistir ao evento.

No aeroporto de Dracena, os integrantes da esquadrilha liderados e comandados pelo tenente José Agnaldo Moura, de dentro dos aviões, educadamente cumprimentaram o público e depois foram recepcionados por Ferracini e pela diretora de Cultura Regina Machado, além de atender a imprensa.

O tenente Moura destacou a boa expectativa para o evento já que o dia estava com uma meteorologia favorável permitindo a mostragem completa das manobras programadas no ar. Ele explicou que nos primeiros meses de 2009, a esquadrilha já se apresentou no exterior e citou a República Dominicana, Estados Unidos, Panamá, Honduras e o Peru, ainda várias cidades do Brasil. Moura disse que foram mostradas ao público 32 manobras em uma demonstração de 30 minutos de muita adrenalina.

Segundo ele, a esquadrilha considera todas as manobras importantes, mas a mais significativa pelo que representa às pessoas foi a coração que encerra o espetáculo, traduzindo o carinho que todos os integrantes manifesta ao público em resposta a boa receptividade.

O prefeito João Ferracini ressaltou o desejo de trazer à cidade uma apresentação do nível da esquadrilha. “Nossa equipe, encabeçada pela Regina Machado e todos se empenharam muito e aguardamos o resultado de um evento maravilhoso e um presente muito grande aos tupienses, pois afinal de contas estamos comemorando 68 anos”, ressaltou o prefeito.

João Ferracini fez questão de esclarecer que não há custo nenhum para a Prefeitura em trazer a Esquadrilha da Fumaça. Na verdade a única despesa citada pelo prefeito foi com relação ao transporte dos pilotos ao hotel, hospedagem e alimentação e nenhuma outra despesa. Ele aproveitou para convidar toda a população tupiense e da região para prestigiar nos dias 27, 28 e 29, da 10ª Fenatupi com entrada franca.

A Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Tupi Paulista, com o tenente coronel Moura, tenentes Anderson e Márcio e os capitães Baldin, Massahiro, Alexandre e Felzcky e o major Secchin, além do tenente Nielson, que realiza a locução das apresentações.