Após dez dias de investigações, a Polícia Civil de Dracena, através das equipes da DIG/DISE/GARRA, comandadas pelos delegados André Luís Luengo e Wagner Storti, localizaram e prenderam ontem de manhã, na Vila Barros, Ricardo Mota Alves Moreira, de 22 anos, vulgo Fumaça, natural de Tupi Paulista que está sendo acusado de no dia 8 de julho de 2007, ter violentado e matado a pauladas, a adolescente Jéssica Souza Silva, de 16 anos, em uma obra em construção na rua Conde de Proeza, no Jardim Santa Margarida, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Ricardo estava morando em Dracena, casa de parentes, quando os investigadores chegaram e o prenderam sem chances de uma reação.

O delegado André Luís Luengo afirmou à reportagem, que a DIG recebeu uma foto do acusado do crime e uma carta assinada por Dilton Custódio da Silva, pai da adolescente assassinada. Na carta, Dilton faz um apelo para que a polícia localizasse e prendesse Ricardo que estaria na casa de parentes em Dracena.

“Isso é um apelo de um pai que já vem lutando há mais de dois anos para ver se coloca esse lixo na cadeia, esse rato de esgoto. Esse indivíduo tirou a vida da minha filha matando-a com pauladas e a violentou. A minha menina tinha 16 anos de idade, e era muito preciosa para mim e minha esposa, que amávamos tanto. Ele pode estar por ai e cometer mais um crime desse, tão bárbaro. Espero este verme na cadeia”, ressaltou o pai da adolescente morta.

De acordo com Luengo, nos serviços de inteligência e campana, policiais conseguiram na terça-feira à noite, observar Ricardo entrar na casa dos parentes e ontem de manhã, foi montado cerco, a residência foi invadida ocorrendo a prisão.

O delegado informou que Ricardo Mota Alves Moreira, o Fumaça, cumpria pena por roubo, no CDP de Belém ‘2’, e, no dia 17 de junho de 2007, foi beneficiado em saída temporária do Dia das Mães, e neste período de liberdade estuprou e matou a adolescente, em Santo Amaro. O acusado não mais retornou ao sistema prisional e constava como foragido da Justiça.

André Luengo ressaltou a importância do pai da adolescente morta em denunciar por carta a presença de Ricardo, em Dracena. “O destaque no caso é a participação muito importante e decisiva do pai da vítima que nunca desistiu do seu ideal de fazer Justiça, passando as informações e a Polícia Civil sempre acreditando naquilo que recebe e daí a importância da denúncia, conseguimos êxito nesse trabalho muito bonito que resultou na prisão do acusado”, disse Luengo.

A polícia informou ainda que Fumaça, responderá o processo pela prática de estupro e homicídio.

No dia 15 de fevereiro de 2008, o juiz Ciris Tolaza Neto, do 3º Tribunal do Júri do fórum criminal da Comarca de São Paulo decretou a prisão preventiva contra Fumaça, por causa da morte da adolescente Jéssica Souza Silva, baseado no inquérito concluído pela Divisão de Homicídios (DHPP).

VERSÃO DO ACUSADO – Ricardo Mota Alves Moreira, o Fumaça, deu sua versão sobre a acusação que existe contra si. Ele negou a autoria dos crimes. “Fui acusado de uma coisa que não fiz, estava cumprindo pena no regime semi-aberto, e logo na sequência veio a acusação desse homicídio da menina e depois de outra morte. Não teve nada de estupro não e estão me acusando de três homicídios. Era namorado e morava perto do local onde ela foi morta e a culpa recaiu toda sobre mim. Sou inocente desses casos, só sou fugitivo do semi-aberto. Agora pretendo esclarecer isso e logo mais estar em liberdade e a Justiça é quem vai apurar. Estou com a consciência tranquila de que não fiz isso em momento algum”, se defendeu Ricardo.