O sábado foi de muita festa e agitação no ginásio de esportes “Dovilho Moura”, que recebeu a cerimônia de abertura das Finais Estaduais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) e das Olimpíadas Colegiais do Estado de São Paulo (OCESP) da categoria mirim. A cerimônia aconteceu às 19 horas e contou com a presença de representantes das 15 diretorias de ensino do estado e da cidade sede, Dracena.

Antes da abertura, às 15 horas, foi realizado o congresso técnico, no teatro municipal Maestro Aécio de Féo Flora, que contou com a presença do prefeito de Dracena, Célio Rejani, de Maria Elisa Kobs Zacarias, da Secretaria Estadual da Educação, de Wanderley Bellinati e Claudio Roberto dos Santos, da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo, de autoridades, atletas e dirigentes.

Organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo do Estado de São Paulo (SELT) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e com a Prefeitura Municipal de Dracena, o evento conta com a participação de cerca de três mil atletas de todo o Estado de São Paulo.

O evento de abertura, que contou com a presença de grande público, tanto de visitantes quanto de competidores e de autoridades, contou com a presença dos prefeitos de Dracena e de Tupi Paulista, com o representante da Secretaria Estadual de Esportes Lazer e Turismo, Nelson Gil de Oliveira e com representantes dos poderes executivo e legislativo das esferas municipal e estadual.

Na abertura, depois da chegada das autoridades e do desfile de entrada dos atletas das 15 regiões da cidade sede, o Prefeito Célio Rejani fez um discurso de saudação dos visitantes e o diretor Nelson Gil falou em nome do Governo do Estado.

As bandeiras foram conduzidas pelos atiradores do tiro de guerra de Dracena assim como as delegações. A tocha foi conduzida pelo atleta paraolímpico Alexandre da Silva Fernandes, que foi conduzido pelo seu técnico Julio César Monteiro e que acendeu a pira dos jogos.

A abertura teve também uma homenagem da escola Isac Pereira Garces ao professor aposentado José Narciso da Conceição Gesteiro, pela sua contribuição ao esporte da escola, formando jovens atletas que representaram a escola e o município durante os 30 anos em que o professor trabalhou na escola.

Depois das homenagens e dos discursos os atletas deixaram a quadra e números de dança foram apresentados por alunos de escolas da região encerrando a festa de abertura da competição.

Competições

Os jogos começaram propriamente no domingo, com a realização de partidas durante a manhã a tarde e o inicio da noite.

As primeiras participações de Dracena no primeiro dia de competições foram: no basquete masculino, quando o 9 de Julho, que joga com um time com idade inferior, foi derrotado pela equipe de Poá por 87 a 10; na dama feminina, quando a escola Sergio Liberatti foi derrotada pela escola de Tabatinga por 7 a 1; novamente na dama feminina, com o 9 de julho perdendo para a escola Embu por 6 a 2; na dama masculino, quando o time da escola Sergio Liberatti perdeu para a escola de Terra rocha por 8 a 0; na dama masculina, quando o 9 de Julho venceu a equipe de Assis por 9 a 8; no futsal feminino do Objetivo, que perdeu para o time de Cubatão por 6 a 1; no futsal masculino do Objetivo, que venceu a equipe de Batatais por 3 a 1; no futsal masculino do Julieta, que perdeu para a equipe de Taquarituba por 8 a 2; no futsal masculino do Isac, que venceu o time de Ribeirão Preto por 8 a 4; no vôlei feminino do Anglo-Cid, que perdeu para a equipe de São José dos Campos por 2 a 0; no xadrez feminino quando o time do Objetivo venceu os representantes de Araraquara por 4 a 0; no xadrez masculino do Objetivo, que perdeu para os representantes de São José dos Campos por 4 a 0 e no xadrez feminino do 9 de Julho, que perdeu para os representantes de Garça por 3 a 1.

No domingo foi realizada também a seletiva de natação, na piscina da ABD, que selecionou os representantes do estado nos Jogos Estudantis Brasileiros.

Os jogos continuam até o próximo sábado. No encerramento das competições, haverá, um confronto entre o campeão dos esportes coletivos da Olimpíada e dos Jogos Escolares, para definição das vagas para os Jogos Estudantis Brasileiros, que serão realizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), no mês de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais.