Em um trabalho desenvolvido pela Associação Agrícola de Junqueirópolis, Sebrae de Presidente Prudente e IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas), foi instalada na cidade, no ano de 2003, uma gestão de qualidade no campo, visando à certificação Global Gap da acerola produzida em Junqueirópolis. Em 2005, quando a associação começou a seguir as normas do protocolo da Global Gap, a certificação não ocorreu pelo fato de não haver defensivos registrados para a acerola no País. Mesmo assim, a gestão foi mantida e chegou a ser auditada duas vezes pela certificadora Organização Internacional Agropecuária (OIA).
Agora, após o Ministério da Agricultura ter normatizado o registro de defensivos para culturas menores, recebemos a confirmação de que a certificação acontecerá durante a realização da Aceruva 2009.
Para isso, a Casa da Agricultura e o Sebrae realizam projetos de capacitação e certificação, o que engloba orientações para a produção sustentável, com maior controle biológico para combater as pragas, diminuindo assim o uso de agroquímicos, o que junto com a monitoração da qualidade e padronização da produção proporciona as condições para produzirmos a fruta dentro dos padrões que a Global Gap exige, declarou Osvaldo Dias, presidente da Associação Agrícola e diretor municipal da Agricultura, em entrevista à Alternativa FM na última esta semana.
Segundo Osvaldo Dias, estão aptas para a certificação as lavouras de 67 produtores, que passaram pelo processo de adequações através de orientações dos técnicos capacitados. Além disso, os associados estão recebendo periodicamente treinamentos específicos para o trato com a lavoura e colheita.
Com a certificação que acontecerá no dia 9 de outubro, Junqueirópolis, que já é reconhecido como o maior produtor de acerola do Brasil, passará a ter abertura para exportação nos mercados europeu, asiático, norte-americano e América Central.
A acerola do município vem sendo destaque em revistas, jornais, rádios e televisão de todo país, entre eles Globo Rural, O Estadão, Frutas e Derivados e Conexão. Na semana passada, a qualidade da fruta produzida em Junqueirópolis foi destaque no Programa A Voz do Brasil, transmitido de segunda à sexta-feira, às 19 horas, em todas as emissoras de rádio do País.