Levantamento da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP) mostrou um aumento de 1,5% no consumo brasileiro per capita de pão, que passou de 33 quilos anuais por habitante para 33,5 quilos anuais, em 2008. Apesar do consumo ainda ser pequeno, se comparado a outros países, os bons resultados do setor ao longo dos anos fez com que a ABIP projetasse um incremento nas vendas do setor na ordem de 13% para este ano.
Na Panificadora Pão e Vinho, o proprietário Roberto Aparecido Ribeiro informou que houve avanço no consumo de pães, sendo o pão francês o mais vendido, tendo uma produção diária de 4 mil unidades. Os derivados do francês, como o mini francês, as baguetes para lanches, também têm boa saída e em segundo lugar estão os pães doces e os caseiros.
Roberto disse ainda que há outros tipos de pães como os italianos, ciabatas, que têm um consumo menor. No entanto, de uma forma geral, o comerciante destaca que o consumo de pão tem aumentado e cita como um dos motivos a qualidade das farinhas, que a cada dia estão melhores, refletindo na melhor aparência, qualidade e sabor dos produtos.
Roberto reforça que por trás do pão existe toda uma tecnologia e que o crescimento do setor depende da capacidade de investimento dos empreendedores em equipamentos adequados e matéria-prima de qualidade para oferecer produtos cada vez melhores ao consumidor.
Nelson Cavallo Junior, da Panificadora e Confeitaria Delícia, informou que o consumo do pão tem aumentado um pouco, mas varia para cada região do País conforme o poder aquisitivo da população. Ainda assim, ele acredita que a expectativa de crescimento de 13% para o setor possa ser atingida até o fim do ano.
O pão francês também é o líder de vendas na padaria Delícia, que produz de 2 a 3 mil unidades por dia. Depois são os pães doces, bolos, doces e salgados. Nelson destaca ainda que a padaria tem diversificado os produtos oferecidos aos clientes, que procuram cada vez mais facilidades, como os produtos pré-prontos, ou prontos, como bolos, doces, lanches, salgados.
De acordo com o gerente comercial da Rede Troyano de Supermercados, Edilson de Camargo, o consumo do pão tem se mantido. Na padaria do Troyano São Francisco, o mais vendido é o pão francês, com duas mil unidades produzidas por dia, seguido do pão de hotdog e pães doces. Outras variedades que têm saído bastante são o pão de batata, o pão de leite ninho e o pão de milho com girassol. Também são procurados os pães caseiros integrais, de centeio, de linhaça e de fibras.