Três dias de balbúrdia, loucura e muita música na pequena cidade agrícola de Bethel, que fica a 130 km da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, isso foi o Festival Woodstock – o maior e mais famoso festival de cultura alternativa da história da música, e da história hippie.

O Woodstock abriu suas portas no dia 15 de agosto de 1969, reunindo com jovens de todas as idades para ouvir nomes como: The Who, Jimi Hendrix, Jefferson Airplane, Janis Joplin, Joe Cocker, Carlos Santana, entre outros, além de celebrar a cultura de “paz e amor” presente na época mais hippie da história, sem esquecer, é claro, do uso abusivo de drogas presente na data.

O festival demorou dez meses sendo organizado por quatro jovens produtores: Michael Lang, John Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. A ideia inicial era reunir uma série de artistas da época em um evento para cerca de 180 mil espectadores, e, que rapidamente se transformou em uma concentração de mais de meio milhão de pessoas, em um movimento espontâneo de hippies apelando à paz no mundo e indo contra a guerra no Vietnã.

Em 2009 o Woodstock comemora 40 anos, e até hoje é um evento muito imitado, existem festivais que tentam incorporar o lema empregado na época, porém parece ser impossível recriá-lo. E o que foi mesmo o Woodstock, só alguns sortudos podem contar.