As montadoras Nissan Motor e Chrysler romperam a aliança que assinaram em 2008 para a troca de modelos entre as duas companhias. A medida adotada foi formalizada depois que a italiana Fiat obteve, em julho, o controle da Chrysler para salvar a fabricante americana da quebra e dar entrada da marca italiana no mercado americano.

A Chrysler e a Nissan tomaram essa decisão após meses de diálogo entre as duas companhias, afetadas pela queda global da demanda.

Os chamados acordos OEM (“Original Equipment Manufacturer”) previam que a japonesa Nissan forneceria à americana Chrysler um carro compacto para o mercado sul-americano a partir de 2009, e um veículo pequeno para o mercado mundial a partir de 2010. Já a Chrysler deveria entregar à Nissan um 4×4 até 2011.

Com o anúncio, fica cancelada a vinda do sedã Dodge Trazo que a Chrysler iria comercializar no Brasil usando a plataforma do Nissan Versa. O Trazo chegou até a ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado.

Em comunicado conjunto as duas empresas informaram que em sua decisão levaram em conta “o melhor interesse para ambas”, segundo a agência de notícias japonesa “Kyodo”.

“Durante vários meses, as equipes das duas companhias estiveram estudando a viabilidade dos projetos de acordo com as significativas mudanças que ocorreram nas condições de negócio desde que estes foram anunciados em janeiro e abril de 2008”, disseram as fabricantes.

No entanto, Nissan e Chrysler conservarão outro acordo que mantinham desde 2004 e que permite algumas provisões a partir de uma filial da companhia japonesa à americana.

A Fiat planeja entregar à Chrysler tecnologia para veículos pequenos como pagamento por 20% dos direitos da companhia em mãos da empresa italiana desde que em 10 de junho formalizaram sua aliança.