O jogo contra o Palmeiras é determinante para o futuro do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Uma eventual derrota na quinta-feira, no Palestra Itália, deixará o Tricolor gaúcho 13 pontos afastado do time paulista, líder da competição. No caso contrário, a distância cairá para sete pontos. Uma vitória tornará mais real o sonho gaúcho de conquistar o título nacional.
O problema para o Grêmio é o momento vivido pelo adversário. Em grande fase, o Alviverde ainda conta com a implantação do estilo de trabalho de Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro com o São Paulo. Para Paulo Autuori, técnico da equipe gaúcha, o Palmeiras já mudou sob o comando do “novo” treinador.
– Enfrentar o Palmeiras em qualquer circunstância não é fácil. Hoje o time lidera o campeonato com todo o mérito. Houve uma mudança com a entrada do Muricy, e isso ficou claro já contra o Sport (quando atuou com três zagueiros). O importante para nós é trabalhar com naturalidade. A equipe tem me dado mostras de reação. Essa vitória tem precisa vir com naturalidade, com consistência, para que estejamos tranquilos nos jogos seguintes – disse Autuori.
O comandante gremista argumenta que não vê nenhuma equipe despontando no Brasileirão. Porém, observa que os dez pontos que separam o Palmeiras do Grêmio são a prova de que o time paulista vem sendo mais competente.
– Eles vêm fazendo uma belíssima campanha, e isso, por si só, mostra que estão se saindo melhores. E, claro, melhores do que nós, especialmente fora de casa.
O Grêmio tem uma dúvida para o jogo das 21h de quinta-feira: entre o meia Douglas Costa e o atacante Jonas. É provável que Autuori opte pelo primeiro. Assim, o Grêmio atuará com Victor, William Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Tcheco, Souza e Douglas Costa; Maxi López.